Um dos mais tradicionais postos de combustíveis de Bento Gonçalves está fechando as portas. A informação ainda é extraoficial, mas a reportagem do NB Notícias apurou que os funcionários já foram informados do encerramento das atividades do Posto Bianchi, que fica na esquina das ruas Barão do Rio Branco e Cândido Costa.
De acordo com informações apuradas pela reportagem, o Posto Bianchi vai funcionar até o dia 24 de dezembro. Será o fim de uma história de quase 50 anos atuando em Bento Gonçalves (são 48 anos atuando no mesmo local). Os funcionários foram informados que o estabelecimento foi vendido nesta quarta-feira, 8 de dezembro.
O local onde o posto funciona há 48 anos dará lugar a um empreendimento imobiliário. Os valores da negociação e que tipo de empreendimento será construído no local não foram informados.
O ANTIGO POSTO SHELL, DE ARISTIDES BERTUOL
Antes do Posto Bianchi, no mesmo local e com uma origem que remonta há mais de sete décadas, funcionou no cruzamento das ruas Cândido Costa e Barão do Rio Branco o Posto Shell de propriedade de Aristides Bertuol. Conforme relatado no livro "Aristides Bertuol – O piloto da carretara nº 4", de Fabiano Mazzotti e Gilberto Mejolaro, Bertuol trouxe a inspiração de um estabelecimento que havia visto em São Paulo, cujo estilo de construção, na Shell, era conhecido como "mexicano" e se destacava pela arquitetura diferenciada.
A instalação da abastecedora, em sociedade com Luiz Moré, ocorreu no final de 1947, com duas bombas e mais lavagem e lubrificação para atender os clientes. Ao lado do posto, foi construído um prédio de três andares, no qual, no térreo, funcionou uma das primeiras Estações Rodoviárias de Bento Gonçalves, inaugurada em 1948. No andar do meio, residia a família de Bertuol e, no último, a de Moré. Após serem vendidos, cerca de 30 anos depois, o posto e o edifício foram desmanchados.
(Contribuiu: Memória BG – Bento Gonçalves)
Mín. 14° Máx. 25°