O Esportivo terá o retorno do técnico Carlos Moraes para o comando do clube na disputa da Divisão de Acesso - Série A2 de 2022. O treinador, que foi o responsável por levar o alviazul ao acesso em 2019, no ano do centenário do clube, e por conquistar o título do Interior em 2020, deverá ser apresentado pela direção nesta semana no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Ao lado de Carlos Moraes, a comissão técnica deverá contar com o retorno do auxiliar técnico Everson Aguiar.. O preparador físico Gustavo Corrêa, no entanto, não deverá voltar à equipe. Assim como em 2019, o treinador terá a missão de recolocar o alviazul de Bento Gonçalves à primeira divisão do Campeonato Gaúcho.
O técnico Carlos findou seu ciclo no Esportivo em 2020 com 54% de aproveitamento no comando da equipe, sendo um dos treinadores mais longevos a estar à frente do alviazul nas últimas duas décadas. Em 32 jogos, somando a Divisão de Acesso de 2019 e o Gauchão de 2020, Carlos Moraes obteve 14 vitórias, 10 empates e sofreu 8 derrotas.
O treinador foi contratado ainda em 2018, na gestão do presidente Anderson Zanella. Na disputa da Divisão de Acesso de 2019, o treinador liderou a campanha que resultou no acesso à elite, com a conquista do vice-campeonato da competição estadual.
Em 2020, o técnico se manteve no comando para a disputa do Gauchão 2020. Na competição estadual, o Esportivo protagonizou uma campanha surpreendente. Com apenas três derrotas em todo o campeonato, o Esportivo conquistou o título de Campeão do Interior, se classificando para a Série D do Brasileirão e para a Copa do Brasil, além de alcançar a semifinal da Taça Francisco Noveletto Neto. Na classificação geral, o alviazul finalizou o Gauchão com a quarta melhor campanha.
Mín. 13° Máx. 29°