Após dois anos consecutivos disputando o segundo escalão do futebol brasileiro feminino, o Brasil de Farroupilha não vai participar de competições nacional em 2022. O rubro-verde perdeu a vaga para a Série A3 do Brasileirão ao ser superado pelo Flamengo de São Pedro, de Tenente Portela, na decisão pelo título do Interior do Gauchão Feminino, realizada no sábado (4), no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha.
As atuais bicampeãs do interior ficaram no empate em 1 a 1 no tempo normal diante do Flamengo e, nas penalidades, o time visitante levou a melhor por 4 a 3, conquistando de forma inédita o título. Com o terceiro lugar, o Flamengo garantiu a vaga para o Campeonato Brasileiro Série A3 na próxima temporada.
O jogo
Jogando em casa, o Brasil abriu o placar logo aos 8 minutos. Yasmin Tanque pegou o rebote da cobrança de falta que bateu na trave. A bola se ofereceu à camisa nove na pequena área, e ela não perdoou. Com o placar desfavorável, o Flamengo passou a atacar mais. O empate chegou aos 32 minutos. Luana Sonalio acertou belo chute de fora da área, no canto, sem chances para Sabrina.
O Flamengo terminou o primeiro tempo com mais oportunidades e perto da virada. No retorno do intervalo, aos poucos, o Brasil retomou as rédeas da partida. Uma das alterações para a segunda etapa, a atacante Keka teve duas ótimas chances. Primeiro, em chute que subiu demais. E, depois, em cabeçada que atingiu a rede pelo lado de fora.
Com o empate persistindo até o fim, a decisão foi para a disputa de pênaltis. O Brasil errou a primeira cobrança, com Leticia, que finalizou na trave. Depois, os times acertaram todas as penalidades até a quinta cobrança das donas da casa. Luana chutou para a defesa de Lais. O Flamengo nem precisou bater o último pênalti. A festa pelo título inédito já estava autorizada para começar no gramado das Castanheiras.
Mín. 13° Máx. 29°