O Bewine Resort, considerado o maior empreendimento enoturístico do mundo e que será construído em Bento Gonçalves, foi apresentado oficialmente na noite desta segunda-feira, 6 de dezembro. Um seleto grupo de convidados teve a oportunidade de conhecer como deve ser o empreendimento de 60 mil metros quadrados de área construída que deve revolucionar o setor do turismo na Capital do Vinho.
O ousado projeto tem como empresas participantes a Sileno Participações, responsável pela holding do empreendimento, a gigante Wyndham, grupo com 9 mil hotéis no mundo, a RCI, administradora do sistema de multipropriedade em mais de 4.700 hotéis em 100 países, a Andora Construções, de Porto Alegre, que será responsável pela obra, e a Ospa, escritório de arquitetura responsável por todo o projeto da obra. O investidor do projeto é o empresário holandes Franciscus Van De Weijer, o Franz, como carinhosamente é chamado. Ele possui empreendimentos na área de horticultura, empreendimentos imobiliários e negócios na área de energia fotovoltaica nos estados de São Paulo, Ceará e Santa Catarina. O investidor ficou simplesmente apaixonado pelo projeto apresentado pelo CEO da Bewine, Rafael Zardo, e resolveu apostar na megainiciativa, que tem também como parceiros ao lado deles o advogado Dilson Peres Junior e Charles Tonet, jornalista, gestor de projetos de empresas e especialista em história organizacional.
O Bewine Resort terá 60.000m2 de área construída no Vale dos Vinhedos. Foram adquiridos 136 mil metros quadrados de área em terrenos de algumas famílias entre a Vinícola Torcello e a sede da comunidade do Ceará da Graciema, logo na entrada do Vale. O projeto já está autorizado peloIpurb para ser realizado. O projeto terá três fases de entrega e gerará cerca de 2.400 empregos diretos e indiretos. As obras da primeira fase devem levar cerca de 36 meses até a conclusão (prevista para 2025), deveno iniciar em junho de 2022. Serão construídos o parque temático e a primeira parte do resort, com as primeiras hospedagens.
Durante a apresentação do projeto, a palavra Disney do Vinho foi a que mais ficou na mente dos convidados. A ideia é fazer com que os amantes do vinho tenham diversas experiências em um parque temático voltado para surpreender e atender todas as expectativas dos visitantes. E o melhor, tudo será montado não somente para receber os turistas, mas também os moradores de Bento Gonçalves e cidades da região. O parque temático quer unir a tradição com a tecnologia. "Teremos desde uma ânfora de barro até um espaço 7D com alta tecnologia, difundindo a cultura do vinho brasileiro pelo mundo. Nosso objetivo é que a Bewine seja um marco e mude de patamar o consumo de vinho no Brasil", destaca Rafael Zardo.
A Disneylândia do Vinho incluirá parquinhos com monitores e um museu do vinho hi-tech, assinado pela LG, cuja zona sensorial permitirá tocar e cheirar os diferentes terroirs do mundo, com direito a imagens em hologramas. Serão vários restaurantes, inclusive um suspenso na cobertura, com vista para o Vale dos Vinhedos. Lá do alto enófilos poderão descer a escadaria em caracol que ligará os 12 andares da “maior adega vertical do mundo”, com mais de 18 mil garrafas de vinho. Uma piscina com borda infinita, a “dança das águas” da fonte que enfeitará a entrada do Bewine Square Garden (coreografias de jatos e luzes como as de Las Vegas e da Disney) e o jardim suspenso. Todos eles também prometem ser os maiores do mundo.
Também haverá um clube fechado, que será o Bewine 1855, onde os convidados terão direito a eventos exclusivos, vinhos exclusivos, viagens ao mundo das vinícolas. Ainda está previsto um grande espaço de praça de alimentação com empórios, restaurantes, pizzarias e tudo mais da área gastronomia ligado ao mundo do vinho.
Mín. 14° Máx. 25°