Os casos de maus tratos aos animais vão aumentando consideravelmente em Bento Gonçalves. Neste domingo, 5 de dezembro, integrantes do Batalhão Ambiental salvaram mais um cãozinho em condições extremas de maus tratos. Mais uma vez, o animal resgatado vai depender da ajuda de voluntários para sobreviver. A falta de ação por parte da prefeitura está deixando indignados e de mãos amarradas tanto os voluntários como os integrantes do Conselho Municipal do Bem-estar Animal (Combea).
De acordo com o sargento Vanius Morais, do Batalhão Ambiental, o resgate do animal foi feito por volta das 18h deste domingo, 5 de dezembro, após a Patrulha Ambiental receber contato dos integrantes do Combea e de protetoras. Os policiais foram até uma casa na Rua Telêmaco Balista, no bairro Santa Rita, e encontraram um cãozinho em estágio avançado de desnutrição. Ele foi resgatado e será entregue a voluntários.
A alegria pela salvação do animal, mistura-se com o desespero e a apreensão dos voluntários em terem que desembolsar dinheiro do próprio bolso para garantir a recuperação do animal. Segundo a presidente do Combea, Daiane Mattos, o descaso da prefeitura é total com a causa dos animais. Em 2021, nenhum real foi revertido para atenção aos animais, mesmo com o envio de ofícios e pedidos de informações para diferentes secretarias do município. "Nem as castrações receberam atenção do poder público esse ano", destaca Daiane.
De acordo com a presidente, o poder público está em situação confortável, pois sabe que os voluntários não deixarão nenhum animal para trás, mesmo sem receberem nenhum recurso financeiro. "Até o momento, só fizeram reuniões e promessas. Ações práticas não acontecem em nossa cidade", destacou Daiane.
Mín. 13° Máx. 29°