Na briga entre os SUVs, o Renault Duster acaba superando o rival Ford EcoSport nas vendas de maio, de acordo com os números divulgados pela Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos). Foram 2.326 unidades do modelo da marca francesa ante 2006 do rival, o que representa uma diferença de 320 unidades. Entretanto, o Ford continua na frente do Renault considerando o total acumulado nos cinco primeiros meses do ano (10.370 ante 9.487).
Com nenhuma mudança estética ou mecânica na linha 2017, o EcoSport teve apenas seu plano de manutenção alterado. Mas a partir do início do ano que vem passará a adotar uma série de novidades que deverão ser mostradas no Salão do Automóvel, entre 10 e 20 de novembro, em São Paulo. Entre as principais modificações, destaca-se a frente reestilizada e o motor 1.5, de três cilindros.
No mês passado, o líder de vendas entre os SUVs foi o Honda HR-V, com 5.162 unidades, seguido pelo Jeep Renegade, com 4.405. O Duster ficou em terceiro e o EcoSport o quarto. Depois vem Hyundai Tucson, com 1.796 entre os cinco modelos mais vendidos do segmento.
Novo visual do Duster em 2017
O SUV da Renault também deve passar por reestilizações a partir do ano que vem. Mas primeiro na Europa, chegando ao Brasil somente em 2018. Rumores dizem que o Duster irá adotar a plataforma Common Module Family (CMF), maleável o suficiente para que seus derivados sirvam de base para vários carros da Aliança Renault-Nissan. O compacto Kwid, carro que irá aposentar o já antiquado Clio no Brasil, conta com a base CMF-A. Outra informação que aparece com frequência é de que o Duster terá uma versão de sete lugares, com 4,5 metros de comprimento, ante os 4,3 m do modelo para cinco passageiros.
Não espere pelas mudanças no Brasil tão cedo. Quando o Dacia Duster recebeu retoques no desenho, em 2013, levou pouco mais de um ano para que a Renault trouxesse a novidade para cá. Estima-se que o novo modelo vai passar a ser um Renault apenas em 2018.
Mín. 13° Máx. 29°