A criação do partido União Brasil, oriunda da fusão entre o DEM e o PSL, pode estar movimentando também a cena política em Bento Gonçalves. O professor de história e vereador Duda Pompermayer (DEM) pode estar mudando de sigla partidária assim que a criação do União Brasil for confirmada na Justiça Eleitoral. A sinalização do parlamentar bento-gonçalvense já ligou o sinal de alerta para outras siglas partidárias, já que Duda estuda a possibilidade de concorrer a deputado estadual nas eleições de 2022.
Contando com seu maior aliado no Governo Federal, o ministro do Trabalho Onyx Lorenzoni (DEM), o parlamentar tem exibido parcerias com grandes nomes da política nacional e já captou alguns milhões de reais em emendas logo no seu primeiro ano de mandato. “Conheci o ministro pessoalmente na minha viagem para Brasília há alguns meses, quando entrei no seu gabinete do Ministério da Cidadania e ele soube que eu tinha vindo lá de Bento, me tratou como se eu fosse realmente um deputado ou coisa do tipo. Em nenhum momento me dei conta que eu era apenas um vereador do interior do Rio Grande do Sul. Ele tem um carinho enorme por Bento Gonçalves e tem sido o maior aliado na busca de recursos para a nossa cidade”, comentou o vereador.
Apesar da parceria entre os correligionários do partido Democratas, o futuro de ambos na próxima eleição é incerto: enquanto Onyx Lorenzoni aparece como nome forte para ser candidato a governador em 2022, Duda é especulado como pré-candidato a deputado estadual. “Ele (Onix) quer muito isso, ser governado. Eu penso por Bento e hoje, mais do que nunca, Bento precisa de alguém que não falte com a nossa cidade, eu acredito que o Onyx seja a pessoa certa. Por tudo que já fez pela cidade e ainda vai fazer”, destacou Pompermayer.
Quando questionado sobre sua candidatura a deputado estadual, Duda Pompermayer diz que sua prioridade é outra no momento: “Eu não parei pra pensar nisso ainda, é uma vontade do próprio ministro que eu concorra e se ele me convocar vai ser difícil dizer não. Mas já falei para ele que Bento Gonçalves ainda precisa muito de mim, meus alunos precisam muito de mim, a educação agora é minha prioridade e tem muita coisa pra fazer por aqui ainda”, resumiu o parlamentar.
O FUTURO NO PARTIDO
Conforme apuração da imprensa nacional, Onyx Lorenzoni (DEM) não vai seguir no União Brasil. O deputado federal e ministro do Trabalho deve adotar a futura sigla do Presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) para concorrer ao governo do RS. Diante dessa decisão, Duda também já pensa em deixar o União Brasil assim que a fusão for homologada. “Olha… alguns partidos já vieram conversar comigo informalmente e tem outros que preferiram fazer convite oficial”,
O destino do presidente Jair Bolsonaro deve ser um dos 3 partidos citados por ele em entrevista: PP, PL e Republicanos. PL e Republicanos são dois destinos realistas para o professor Duda, já que a opção do Partido Progressista conflita com a candidatura de Guilherme Rech Pasin, ex-prefeito de Bento Gonçalves, também a deputado estadual. Ao que tudo indica, caso Bolsonaro e Onyx escolham o PP, Duda deve optar por outra sigla. O PSD, do deputado federal Paulo Caleffi, também já sinalizou interesse em contar com o vereador em suas fileiras.
Mín. 17° Máx. 27°