Na tarde desta quinta-feira, 18 de novembro, policiais da Brigada Militar descobriram um esconderijo utilizado para guardar cavalos furtados em Caxias do Sul. Foram encontrados no local dois potros, que poderiam ter como destino o abatedouro clandestino, que usava a carne dos animais para fazer hambúrguer. Ninguém foi preso.
De acordo com o registro policial, vários disparos de arma de fogo foram ouvidos em uma área verde próximo à Estrada dos Romeiros. Ao chegarem no local, os policiais se depararam com um homem de 27 anos, que informou a eles que há alguns dias teve seu potro roubado com cerca de um mês de vida. Preocupado com o fato do animal ainda não ter sido desmamado, o proprietário, com a ajuda de dois amigos, iniciou a busca pelo cavalo, tendo o encontrado em uma propriedade próximo a um mato.
Ao tentarem se aproximar do potrinho, foram recebidos a tiros por indivíduos que estavam no local. A guarnição da Brigada Militar foi acionada, entrou no mato e encontrou um galpão de madeira onde foi localizado o potrinho que havia sido furtado, junto com outro potro de idade semelhante. Além dos equinos, também estavam no local quatro cães em situação precária e desnutridos. Ao encontrar os animais, os policiais providenciaram comida e água para os cães. Conforme a BM os animais eram mantidos no galpão improvisado sem iluminação e sem alimentação.
A ação dos policiais teve apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que, estando no local, recolheu dois dos cães. Já o potro furtado foi devolvido para o dono. Um dos cavalos, e dois cães foram entregues a uma pessoa que se disponibilizou a cuidar dos animais até que os donos apareçam.
Mín. 17° Máx. 24°