A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) está entre os semifinalistas da Liga Nacional de Futsal (LNF). No clássico do futsal gaúcho, realizado na noite desta segunda-feira (15), na Serra Gaúcha, a equipe laranja venceu o Atlântico de Erechim no tempo normal pelo placar de 3 a 2, e garantiu a vaga na semifinal com um empate em 1 a 1 na prorrogação.
Agora, a ACBF vai enfrentar a equipe do Cascavel-PR valendo vaga à final da Liga Nacional. O time barbosense não chegava na fase de semifinais da competição desde 2015, quando foi campeã pela última vez da LNF.
O jogo
Após perder em Erechim pelo placar de 6 a 2 na primeira partida das quartas de final, no jogo de volta a ACBF precisava vencer no tempo normal para forçar a prorrogação e então ganhar ou empatar a etapa complementar para conseguir avançar na LNF. E foi ao lado de seu torcedor, o qual se fez presente em peso, que a equipe comandada por Edgar Baldasso buscou a virada e carimbou a vaga na semifinal da competição.
A equipe do Atlântico saiu na frente com Rick, aos 7min58s do primeiro tempo. Contudo, não demorou muito para a ACBF buscar o empate. Biel entregou um passe preciso que deixou Dener de cara para o gol para empatar a partida. O clima do clássico fez com que os visitantes excedessem o número de faltas coletivas, e a ACBF teve uma chance de tiro livre. Na cobrança, aos 16min51s, Fernando ampliou o placar para equipe laranja.
Voltando do intervalo, a equipe adversária marcou com Suelton, aos 2min56s da segunda etapa, empatando o jogo novamente. O placar de 2 a 2 se manteve por quase toda partida e, apesar das várias tentativas, ambas as equipes encontraram dificuldades para ficar à frente do placar. No entanto, de forma dramática, acionando o goleiro-linha, a ACBF marcou com Richard e garantiu a vitória faltando 17 segundos para o final do jogo para delírio do torcedor. O resultado parcial de 3 a 2 levou o jogo para o tempo extra.
Prorrogação
Na etapa complementar, por ter a melhor classificação geral, a ACBF jogava por um empate. Logo no primeiro minuto, o Atlântico saiu na frente com Allan. Entretanto, ainda no primeiro tempo, o capitão da equipe laranja, Bruno Souza, empatou novamente o placar.
No segundo tempo da prorrogação, a ACBF ainda teve chance de ampliar com mais um tiro livre, porém, desta vez, o goleiro adversário impediu que Fernando marcasse novamente. No clima de tudo ou nada, o Atlântico partiu para o ataque, mas a ACBF segurou a pressão e garantiu o resultado.
Semifinais – Liga Nacional 2021:
IDA – Cascavel-PR x ACBF – 22/11 – 18h – Cascavel-PR
VOLTA – ACBF x Cascavel-PR – 28/11 – 11h – Carlos Barbosa
IDA – Foz Cataratas-PR x Magnus-SP – 21/11 – 11h – Foz do Iguaçu-PR
VOLTA – Magnus-SP x Foz Cataratas-PR – 29/11 – 18h – Sorocaba-SP
Mín. 17° Máx. 24°