13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Banrisul anuncia fechamento da agência do Botafogo, em Bento, e deixa clientes indignados

Correntistas se mobilizam pela manutenção da unidade, mas a projeção do banco é de que as atividades no local encerrem antes do final de novembro

12/11/2021 às 18h00 Atualizada em 14/11/2021 às 07h27
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
(Reprodução)
(Reprodução)

Clientes e funcionários da agência do Banrisul localizada na rua Florianópolis, no bairro Botafogo, em Bento Gonçalves, foram surpreendidos com o anúncio de que, antes do final de novembro, a unidade, aberta em 2013, irá encerrar as atividades. De acordo com o que foi apurado pela reportagem do NB Notícias, a falta de servidores na agência da Osvaldo Aranha, na Cidade Alta, fará com que o pessoal seja transferido definitivamente do Botafogo para lá, a fim de completar o quadro.

Entre a quinta-feira, dia 11, e esta sexta, 12, os correntistas estão sendo informados da mudança, mas a alteração proposta pelo banco não deve ocorrer de forma muito tranquila. Motivados a tentar evitar o fechamento, eles estão fazendo um abaixo-assinado que deve reunir mais de três mil assinaturas e será entregue à gerência regional da instituição. Se não houver possibilidade de impedir que uma das agências de fato deixe de operar, os usuários pedem que a da Osvaldo Aranha, então, seja incorporada à do Botafogo.

Uma das pessoas que deu início à mobilização foi a empresária Cláudia Padilha, cuja família tem seis contas na agência. Ela destaca que o Banrisul Botafogo tem cerca de 3.500 clientes, sendo que três mil são pessoas físicas e 500 são empresas, mas que o público atendido é muito maior. "Eu mesma tenho muitos clientes que têm conta no Centro e Na Osvaldo Aranha e vêm aqui, porque tem mais facilidade para estacionar e o atendimento é muito bom. Eles sempre resolvem tudo que precisamos. E não é uma agência apenas para o Botafogo, são muitos bairros atendidos, desde o Santa Rita, Santa Marta, Santo Antão, Imigrante, Fátima. Tem muitas empresas aqui e também muitos aposentados que usam o banco. Se o problema é na Osvaldo Aranha, por que não trazem a agência de lá para cá?", questiona.

Se for mantida a determinação de fechamento, Cláudia lamenta, mas garante que não manterá mais o vínculo com o banco. "Se eles saírem daqui do bairro, nós deixaremos de trabalhar com o Banrisul. Se aqui não fosse bom, não teríamos, por exemplo, outro banco vindo para cá, como o Sicredi está fazendo. Eu espero que eles repensem", afirma.

Outros grupos, como agentes de segurança pública da Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Rodoviária Estadual, também estão aderindo ao movimento pela manutenção da agência do Botafogo. Caso não haja uma mudança no planejamento, contudo, a alteração das contas deve ocorrer automaticamente até o dia 26, sendo que no dia 29 o atendimento já será exclusivamente na Osvaldo Aranha. Dos cinco funcionários da agência Botafogo, quatro devem ir para a Osvaldo Aranha e um para o São Roque. Ainda não há definição sobre a transferência dos dois gerentes.

Contador no bairro há quatro décadas, Darci Franceschini considera a proposta "um absurdo". "Como cliente, me sinto decepcionado. Com certeza, a gerência regional não avaliou todas as questões que deveria avaliar antes de tomar uma decisão dessas. Querem mudar para a Cidade Alta, onde tudo é mais complicado, principalmente a mobilidade. Aqui, temos um núcleo formado, com empresas, mercados e outros bancos. Fica mais fácil de chegar, de estacionar e de ser atendido. Não tenho dúvidas de que os clientes da Osvaldo Aranha, se mudassem para cá, seriam melhor atendidos. Quando abri meu escritório de contabilidade aqui, há quarenta anos, me disseram que eu era louco de não estar no Centro, mas hoje os meus clientes preferem vir aqui no bairro, pela comodidade", compara.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Consuelo baccegaHá 3 anos Bento Goncalves, RSSe o bairro não fosse bom para os negócios não teria a maior concentração de farmacias, cinco em 250 metros !!!!!
Mostrar mais comentários