A União das Associações Comunitárias de Moradores de Bairros de Bento Gonçalves (UACB) foi homenageada em sessão solene na noite da última terça-feira, dia 9. Idealizada pelo vereador Ari José Pelicioli (Cidadania), a Portaria de Louvor e Agradecimento reconhece o valoroso serviço prestado pela entidade – que tem como atual presidente o radialista Pedro Vitor Rizzo – pelo trabalho comunitário e social desenvolvido nos bairros do Município.
A cerimônia contou com a presença de diversas lideranças de bairros, vereadores, secretários, o ex-prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin e o atual chefe do Executivo, Diogo Segabinazzi Siqueira. “É uma honra poder estar propondo esta homenagem”, enfatizou Pelicioli ao destacar o importante trabalho desenvolvido pela UACB, que foi fundada em 1996 e teve como primeiro presidente Hermes Antunes, presente na sessão. “Que este momento sirva de motivação para que outras pessoas possam participar do movimento comunitário”, completa o parlamentar, que em duas ocasiões também presidiu a União.
O prefeito também falou sobre a importância da UACB e a atuação comunitária de longa data desenvolvida por Rizzo. “A gente passa por um momento muito difícil e, obviamente, nessas dificuldades as estratégias precisam ser refeitas. Cada comunidade sabe das suas demandas. E começa quando a gente consegue ter um trabalho de roçada das ruas, de limpeza, dos resíduos de lixo, quando a gente começa a fazer uma capina, a pintar os meios-fios, e não apenas onde passa o padre, o bispo, a gente tem que fazer nas comunidades. A gente tem que entender a prioridade de cada um dos bairros”, afirma Siqueira, ao ressaltar o importante trabalho desempenhado pelo presidente da UACB. “Ele foi na família Remus, lá em Santa Tereza, foi a primeira vez que eu falei com o Pedro Vitor. E esse conhecimento das associações, das comunidades começa lá atrás. Ele não é criado, não é inventado, a gente precisa viver, precisa ter na essência esse trabalho comunitário”, completa.
“Uma homenagem deste tipo não poderia ser diferente quando nós vemos as galerias tão bem representadas, tão democráticas, tão pluripartidárias, com tantas matizes de agremiações, tanto políticas como de bairros. É uma alegria tê-los aqui! Vocês são a voz que estão nos bairros e que ecoam, e que levam, e fazem essa cidade ser o que é”, evidencia o presidente do Legislativo, Rafael Pasqualotto (Progressistas). “A União dos bairros é aquela que leva as demandas diárias, na saúde, educação, na mobilidade, na pavimentação, enfim, todas as áreas que este município têm. São várias e é quem está na ponta que vê o detalhe”, acrescenta o vereador.
O presidente da UACB, Pedro Vitor, dividiu a homenagem com os demais presidentes de bairro. “Estou aqui e essa premiação é para todos os presidentes de bairros, que têm mais histórias do que eu. Às vezes, a gente cobra um pouco apimentado porque uma coisa não funciona, outra está deixando a desejar e eu entendo a preocupação do cidadão. Graças a Deus, através do diálogo, a gente consegue muitas coisas. Então, esse é o papel do presidente, o verdadeiro fiscalizador, o lutador, pelo bairro, pela sua comunidade”, aponta Rizzo.
O presidente da UACB falou ainda sobre a criação da UACB Jovem. “Fiquei surpreso nos bairros. Quantos talentos, quantas pessoas que têm um futuro brilhante pela frente. Poderão ser um prefeito, poderão ser um deputado, porque eles convivem o dia a dia com o bairro, estão buscando conhecimento, formação, estudos. É um dos desafios nessa reformulação que a gente pretende fazer”. Pedro Vitor reiterou, também, a necessidade de que cada entidade se organize juridicamente. “Hoje, através de projetos sociais, de projetos esportivos, dá para se ter recursos e parcerias e com isso levar alegria, energia, lá no bairro”, finaliza.
Mín. 13° Máx. 29°