Uma grande ação da Brigada Militar, que mobilizou inclusive policiais que estavam de folga, culminou na prisão/apreensão dos autores do duplo homicídio ocorrido na manhã deste domingo, 7 de novembro, em Caxias do Sul. Três pessoas foram presas, um menor foi apreendido, além da apreensão de mais de R$ 250 mil em dinheiro, armas e drogas.
A iminência de represália, motivada pela morte de um integrante de uma organização criminosa dentro de uma igreja evangélica na noite de sexta-feira (5/11), já colocava em alerta o trabalho de inteligência da BM. O ataque criminoso se consumou na manhã de domingo, logo após o corpo da vítima seguir para o sepultamento em Vacaria. Integrantes da organização criminosa da vítima deram início a vingança, onde mãe e filho, com suposto envolvimento no crime, foram mortos, no bairro Monte Carmelo, mesmo bairro onde ocorreu o ataque que desencadeou as sequências de mortes.
O comando do 12º BPM reforçou o efetivo, acionando inclusive policiais de folga, na busca pela prisão dos criminosos. Os bairros Monte Carmelo e Montes Claros foram sitiados com policiais militares, a ação policial, teve êxito e a Força Tática, efetuou a prisão/apreensão dos autores. Foram capturados um homem de 23 anos, que estava em liberdade provisória, e um adolescente de 16 anos, que já tinha passagens como adolescente infrator por tráfico.
Após a prisão/apreensão, ocorrida poucas horas após o duplo homicídio, PMs seguiram nas buscas pelas armas utilizadas no crime. Por volta das 22h equipes da Força Tática adentraram em duas casas, que serviam de esconderijo de drogas e armas da organização criminosa. Dentro dos forros das paredes, policiais localizaram, balanças de precisão, máquina de cartão de créditos, celulares, quatro revólver, 181 munições de diferentes calibres, 37 gramas de cocaína, 80 gramas de maconha, 1,146 gramas de crack e R$ 255.392,30. Um homem e uma mulher responsáveis pelas casas também foram presos.
O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Emerson Ubirajara de Souza, após o desfecho da ação, agradeceu à tropa. "Quando pedi para chamar a 3ª Cia em casa, em um domingo que os senhores estavam com a família, eu já sabia que a resposta seria essa! Sempre me perguntavam porque eu queria voltar para o 12º BPM. É por isso! A nossa tropa é diferente, uma tropa que qualquer comandante gostaria de ter", afirmou o oficial.
Mín. 17° Máx. 24°