17°C 24°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Em reunião da Amesne, prefeitos concordam em manter exigência do uso da máscara até dezembro

No final do ano, será feita uma nova análise sobre o cenário pandêmico na região, para definir uma mudança de postura em relação ao tema.

03/11/2021 às 20h03
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Em reunião da Amesne, prefeitos concordam em manter exigência do uso da máscara até dezembro

Em reunião online nesta quarta-feira, 3 de novembro, os prefeitos que compõem a Associação dos Municípios da Encosta Superior Nordeste (Amesne) trataram de diversos assuntos de cunho regional, voltados às mais diferentes áreas. Na pauta de discussões, a manutenção do uso da máscara, e a padronização dos contratos dos municípios com a Corsan.

A reunião entre os prefeitos da região definiu pela permanência do uso de máscara até, pelo menos, o mês de dezembro, quando será feita uma nova análise sobre o cenário pandêmico na região para a definição de uma mudança de postura. Um estudo mais aprofundado foi solicitado ao Comitê Técnico da Amesne para ser apresentado no mês que vem aos prefeitos em uma nova reunião.

Durante o encontro foram apresentadas sugestões de mudanças nos protocolos regionais de prevenção à Covid-19, como a possível exclusão da cobrança do distanciamento na liberação da pista de dança e em estádios de futebol, bem como a normalização dos horários nas escolas, incluindo o retorno do período de intervalo. As mesmas serão submetidas à aprovação dos prefeitos no dia 11 de novembro, durante reunião presencial no município de Nova Prata. 

Entre as pautas debatidas também esteve a discussão sobre a Lei Complementar 173 e a previsão de aumento salarial para servidores públicos municipais, a necessidade de padronização dos contratos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a contrariedade da Amesne no que se refere à cobrança do passaporte vacinal e a preocupação do pequeno percentual de vacinação entre jovens entre 20 e 29 anos.

Também foi debatido sobre a contrariedade dos municípios em atrelar percentuais do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para Educação, e a percepção de aumento de casos de Autismo na região, colocando a Associação de Pais e Amigos do Autista de Farroupilha (Amafa) à disposição para convênio com outros municípios.  Por fim, o Comitê Técnico da Amesne sugeriu para que os municípios mantenham suas estruturas de atendimento especialmente à Covid-19 até haver total segurança no controle da situação em toda a região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários