Ao mesmo tempo em que a confiança na retomada plena das atividades, respaldada pelo avanço da vacinação contra a covid, traz para os setores de serviços e do comércio oportunidades de recuperação, coloca ambos os segmentos diante de um desafio: a preparação para uma nova realidade.
Compreender esse momento e traduzi-lo para que os negócios possam aplicar as melhores estratégias a fim de enfrentarem esse cenário faz parte da proposta do 1º Fórum Comércio e Serviços em Transformação. Essa será a tarefa de um reconhecido time de palestrantes, nesta terça-feira, 9, a partir das 13h, no Salão de Eventos do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG).
A primeira palestra será do empresário, publicitário e do professor de pós-graduação Maurício Refatti. Com MBA em Neurobusiness, ele falará sobre “Neuropersuasão - As descobertas da neurociência aplicadas à influência e à realização pessoal”. Na sequência, será a vez do administrador Fabiano Zortea, pós-graduado em Gestão de Pequenos Negócios e em Gerenciamento de Projetos. O também coordenador de Projetos de Varejo do Sebrae-RS abordará o tema “O Novo Varejo Pós Pandemia”.
Erik Penna, autor de seis livros, incluindo o best-seller “A Arte de Encantar Clientes”, comanda a terceira palestra do dia. Um dos mais requisitados palestrantes motivacionais, o economista com MBA em Gestão de Pessoas falará sobre uma de suas especialidades: excelência em atendimento no país, com “Atendimento Mágico”. O encontro será encerrado com Cristiano Chaves, considerado hoje a maior referência em customer experience (experiência do cliente) no Brasil. Formado em Marketing, tem experiência de 16 anos em relacionamento com clientes e trará à tona o assunto gestão de pessoas: "Encantando a sua equipe, para que o cliente seja encantado naturalmente”.
A realização do fórum envolve a parceira de três grandes instituições da cidade representativas dos segmentos: CIC-BG, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG) e Sindilojas Regional Bento. Além da tradicional união das entidades no envolvimento das pautas para o progresso da cidade, a parceria entre elas demonstra a vocação das organizações para construir soluções de interesse coletivo na superação de crises. “É uma satisfação juntar a expertise de cada entidade para auxiliar as empresas dos segmentos que mais foram atingidos pela pandemia, especialmente o setor de serviços, mas também o comércio. Uma crise tão grande quanto a pandemia, algo que nenhum de nós havia vivenciado em tamanhas proporções, mexeu muito com o hábito de consumo das pessoas e o próprio mercado. E isso alterou certos padrões. Essas mudanças precisam ser absorvidas para que tenhamos melhores chances de recuperação. Nosso papel é viabilizar alguns recursos que podem fazer a diferença para minimizar as perdas e até trazer uma margem de crescimento, quem sabe a níveis pré-pandêmico”, diz o presidente do CIC-BG, Rogério Capoani.
Para o presidente da CDL-BG, Marcos Carbone, o momento é de buscar a recuperação dos prejuízos amargados pelos setores do comércio e de serviços em função de todas as restrições impostas pela pandemia. Neste sentido, o fórum tem um significado muito representativo. “O evento assinala de forma definitiva um novo ciclo, muito mais otimista e promissor para os negócios nesses segmentos”, comenta Carbone. “Somado a isso, está a mensagem de união de sua proposta, agregando esforços de três relevantes entidades representativas em busca do desenvolvimento coletivo. Por tudo isso, é primordial que os empreendedores e profissionais do comércio e serviços aproveitem essa oportunidade de qualificação e renovação de motivação para consolidar um fim de ano de excelentes resultados”, prossegue.
O presidente do Sindilojas, Daniel Amadio, trata o evento como um momento oportuno para o comércio debater e trocar informações para avançar. Para ele, o fórum é relevante tanto para o enfrentamento à pandemia quanto por antecipar atitudes pós-pandemia. “Faltava um evento específico do setor que trouxesse novas experiências aos comerciantes”, avalia. “Quem tiver a oportunidade de participar, sairá do evento com uma bagagem completa para aplicar em seus negócios”, opina o presidente do Sindilojas, que também enxerga um futuro promissor para a atividade. “Contamos com uma boa participação para consagrar o evento, tornando ele anual e sistêmico, com perspectivas de crescimento, melhorando o setor de nossa cidade e, quem sabe, também o da região”, aposta Amadio.
Serviços
O quê: 1º Fórum Comércio e Serviços em Transformação
Quando: dia 9 de novembro, a partir das 13h
Onde: Salão de Eventos do CIC-BG (Avelino Zat, 95 – bairro Fenavinho), em Bento Gonçalves
PROGRAMAÇÃO
13h: credenciamento
13h30: abertura
13h45: palestra "Neuropersuasão: As Descobertas da Neurociência Aplicadas à Influência e à Realização Pessoal", com Mauricio Refatti (empresário, publicitário, MBA em marketing digital e MBA em Neurobusiness, é professor de pós-graduação nas áreas de Marketing Digital, Neuropersuasão e Neuroliderança nas instituições Unidavi, InfinityFamaqui, Escola Conquer e UCS)
15h: palestra "O Novo Varejo Pós Pandemia", com Fabiano Zortea (administrador, com MBA em Gerenciamento de Projetos e pós-graduação em Gestão de Pequenos Negócios, é coordenador de Projetos de Varejo do Sebrae-RS)
15h50: Hora do Café e Troca de Informações (Sala B - E Hall)
16h15: palestra "A arte de Encantar Clientes", com Erik Penna (economista, tem MBA em Gestão de Pessoas, especialização em Administração e Marketing e em Gestão Escolar, além de qualificações internacionais na Universidade de Tampa, no Boston College e no Instituto Disney de Orlando, todos nos EUA, é autor de seis livros, entre eles aquele dá título à palestra)
17h15: palestra "Encantando a sua Equipe, para que o Cliente seja Encantado Naturalmente", com Cristiano Chaves (profissional de Marketing, foi tricampeão do Prêmio E-Commerce Brasil e vencedor do Prêmio Digitalks, tem larga experiência em relacionamento com cliente e e-commerce, e atualmente é head de Customer Experience da Rede RaiaDrogasil S.A, profissão da qual é a maior referência no país).
Mín. 14° Máx. 25°