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Começou mal: Revitalização da Via Gastronômica de Bento Gonçalves não tem interessados

Licitação para a primeira etapa de obras, com investimento de R$ 2,5 milhões na rua Herny Hugo Dreher, nos bairros São Bento e Planalto, terminou deserta e deverá se relançada pela prefeitura

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio
21/10/2021 às 09h14 Atualizada em 21/10/2021 às 16h13
Começou mal: Revitalização da Via Gastronômica de Bento Gonçalves não tem interessados
(Divulgação prefeitura)

Lançado com toda a pompa no começo de junho, o projeto de revitalização da chamada Via Gastronômica, nos bairros São Bento e Planalto, em Bento Gonçalves, já enfrenta o seu primeiro entrave: a licitação da fase inicial não teve empresas interessadas em executar a obra. Esta etapa de abertura contemplaria intervenções na rua Herny Hugo Dreher até o entroncamento com a rua Xingú, em um total de 600 metros e com previsão de investimento público de mais de R$ 3 milhões.

A prefeitura não adiantou se pretende promover alterações no edital, mas informa que, atualmente, "é realizada a revisão do projeto para ser lançado novamente". "Nas próximas semanas já deve ser relançado", garante a diretora-adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Bertoletti Gauer.

Depois de iniciados, os trabalhos neste trecho devem durar ao menos oito meses. O passo seguinte, que contempla o perímetro da avenida Planalto, no trecho entre a Herny e a Carlos Flores – uma extensão total de 700 metros –, será discutido com a comunidade e os empresários da região após a conclusão da primeira parte.

Segundo a administração, o projeto inicial não considerou a fiação não será subterrânea, pelo alto custo, mas serão feitas todas as adaptações para uma mudança futura. De acordo com o Poder Público, neste formato, cada 100 metros custariam R$ 2 milhões. Por enquanto, os postes de energia elétrica da RGE permanecerão no lado direito das ruas e, no esquerdo, serão instalados postes temáticos.

Com o alargamento das calçadas e a colocação de piso tátil, para priorizar a circulação de pedestres, deve haver redução das vagas de estacionamento nas principais ruas. A ideia é levar estes pontos de parada para as vias secundárias do entorno, onde a promessa é haver um reforço na iluminação para aumentar a sensação de segurança.

Confira abaixo outras projeções feitas pelo Ipurb de como deve ficar o local quando as intervenções estiverem finalizadas:


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DaianaHá 3 anos Bento Gonçalves Em tempos em que se discute mobilidade urbana e saúde, fará falta uma ciclovia nesta região!
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