Um áudio que discriminava a contratação de pessoas consideradas gordas, gays e feias revoltou a maioria dos gaúchos e virou alvo de investigação do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT). O fato teria acontecido na cidade de Imbé, no litoral gaúcho, e foi atribuído a uma gerente da Rede de Farmácias São João. A empresa nega com veemência o fato e emitiu nota oficial sobre o acontecido.
O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) abriu Inquérito Civil (IC) na tarde desta terça-feira (19). O caso está sob a responsabilidade da procuradora do MPT-RS Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann. Com o inquérito instaurado, o MPT-RS já notificou a Rede de Farmácias São João solicitando informações. A rede tem 10 dias para responder.
O áudio começou a circular no fim de semana pelas redes sociais. Embora em nenhum momento o nome da rede seja mencionado, ele vem sendo compartilhado vinculando o caso às Farmácias São João, uma das maiores franquias farmacêuticas do Estado. Na gravação, que provocou uma onda de indignação nas redes sociais, uma funcionária que aparentemente ocupa cargo de gerência instiga seus colegas a adotarem critérios discriminatórios para contratação de novos trabalhadores, dando preferência à beleza dos candidatos e evitando a admissão de “pessoas muito tatuadas” ou “muito gordas”. O áudio também sugere que os responsáveis pela seleção não contratem pessoas de orientação sexual abertamente LGBTQIA+. Ao longo de um minuto e meio, uma mulher fala que está ligando para uma série de lojas para "liberar vagas" de emprego. "Porém, vocês sabem, que entre feio e bonito, é o mesmo preço. Então, vamos cuidar muito nas nossas contratações", diz parte do áudio.
Em nota de esclarecimento assinada pelo departamento jurídico da empresa, a rede diz que as informações falsas foram publicadas por pessoas externas e desconhecidas, "com o objetivo único de prejudicar a imagem da empresa". Também disse estar tomando as medidas para averiguar e responsabilizar, inclusive penalmente, quem criou os conteúdos.
Polícia Civil de Imbé também abriu inquérito de investigação
Apesar da negativa da empresa, o delegado de Polícia de Imbé, Antônio Carlos Ractz Júnior informou ter registrado ocorrência e instaurado inquérito policial. Ele afirmou ter a informação de que o áudio é verdadeiro e a suspeita é de que seja realmente de uma coordenadora da empresa. "Vou inquirir testemunhas, fazer investigações e identificar a suspeita. Um dos crimes é de homofobia, mas há uma série de preconceitos. Em Imbé, estão sendo inauguradas duas farmácias da São João, o que é um indício. Já falei com um funcionário", destacou o delegado.
Confira a íntegra da nota emitida pela Rede de Farmácias São João
"A Rede de Farmácias São João informa que estão circulando mídias com informações falsas publicadas por pessoas externas e desconhecidas, com o objetivo único de prejudicar a imagem da empresa. Informa também, que já está tomando todas as medidas cabíveis para averiguar e responsabilizar terceiros contra os conteúdos gerados. Alertamos que a publicação de notícia falsas e inverídicas(fake news) no intuito de ofender a honra e a imagem de alguém, pode caracterizar tipos penais descritos nos arts. 138, 139 e 140, todos do Código Penal, cumulados com a majorante do art. 141, III, do Código Penal e com penas de multa e prisão. As Farmácias São João reafirmam seu compromisso com a diversidade. A empresa repudia toda e qualquer manifestação que possa contrariar ao ideal e valores de respeito aos direitos humanos. Temos consciência de que a pluralidade é democrática, faz parte do desenvolvimento sustentável e à preservação das liberdades individuais. A empresa informa que segue firme no seu plano de expansão, em seus princípios e valores. Ainda, este ano, contratará mais de 500 novos colaboradores nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, buscando verdadeiramente um ambiente salutar, onde as pessoas se sintam felizes e acolhidas, independente da sua ideologia, porque são elas que movimentam toda a organização. São aproximadamente 15 mil colaboradores que fazem parte da grande família São João (crescer e compartilhar)".
Mín. 13° Máx. 29°