13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Após repercussão negativa, Governo do Estado retira nomeação de ex-detento da Secretaria de Justiça

Tentativa do governo de incentivar a ressocialização não foi aceito pela opinião pública. Mas Lacir Moraes Ramos será realocado em outra secretaria.

18/10/2021 às 09h01
Por: Marcelo Dargelio Fonte: GZH
Compartilhe:
Após repercussão negativa, Governo do Estado retira nomeação de ex-detento da Secretaria de Justiça

O Governo do Estado decidiu voltar atrás em relação a nomeação do ex-detento Lacir Moraes Ramos, o Folharada, para ocupar um cargo de chefia na Secretaria Estadual de Justiça e Sistemas Penal e Socoioeducativo. A decisão foi tomada devido à repercussão negativa junto à opinião pública e entidades que representam os órgãos de segurança no estado. Porém, Moraaes será nomeado para um outro cargo.

A publicação no Diário Oficial do Estado informa que a nomeação está sendo tornada sem efeito por ter "constado indevidamente". Já está publicada também a realocação dele para um cargo na Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda. A possibilidade de o ex-detento atuar, justamente, ligado ao sistema prisional era a principal queixa do sindicato dos servidores penitenciários. O currículo de Lacir Ramos, que recebeu 204 anos de condenação e, entre outro crimes, matou dois policiais, indignou servidores da área da segurança. Ramos tinha sido nomeado na Secretaria da Justiça por indicação do secretário do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Depois da repercussão negativa, Ramos pediu a Nogueira que sua nomeação fosse suspensa. O ex-apenado já havia trabalhado com Nogueira e tem seu trabalho de recuperação de apenados reconhecido por autoridades do próprio sistema prisional. Ele se converteu há 31 anos e é tratado dentro dos presídios como "pastor Lacir". Nogueira explicou nesta segunda-feira (18) que, oficialmente, Lacir não é pastor, mas sim, um "irmão" da igreja evangélica.

Conforme a assessoria da Casa Civil, Lacir ocupará um cargo em comissão na Secretaria do Trabalho, que está passando por remodelação e funciona sob o guarda-chuva da Secretaria da Justiça e Sistemas Penal Socioeducativo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários