A Escola Pedro Vicente da Rosa, de Bento Gonçalves, entrou na lista de 56 estabelecimentos de ensino escolhidas pelo Governo do Estado para se tornarem escolas padrão. O projeto deve garantir uma ampla reformulação estrutural na escola, garantindo internet de alta velocidade e criação de novoso espaços e áreas de convivência. A iniciativa faz parte do programa Avançar Educação, apresentado pelo governo do estado na última quinta-feira, 14.
A Escola Pedro Rosa fica no bairro Universitário e foi escolhida juntamente com mais 55 escolas de todo o Rio Grande do Sul. Elas foram selecionadas a partir do Índice de Infraestrutura das Escolas, calculado pelo Departamento de Economia e Estatística. Um Grupo de Trabalho do governo ficará encarregado de vistoriar as estruturas para dar a largada para as adequações.
A escola deve passar por uma ampla reformulação dos espaços, passando pela aquisição de internet de alta velocidade e conectividade, novas salas de leitura e recursos, maior acessibilidade para portadores de deficiência e a padronização de espaços de convivência, como áreas esportivas, refeitórios, salas de professores e cozinha, entre outros. Além da modernização proporcionada pelo programa Escola Padrão, todas as escolas da rede estadual receberão recursos para aplicação por meio da autonomia financeira, que é quando a instituição define onde aplicar o dinheiro e contrata o serviço de forma direta (a partir do levantamento feito de três orçamentos), depois, presta contas ao Estado. Em geral, é usado em pequenas reformas e reparos.
O Avançar Educação prevê ainda capacitação de profissionais e qualificação de programas como o Novo Ensino Médio, a reestruturação curricular e revisão dos cursos da Educação Profissional.
Mín. 13° Máx. 29°