As categorias sub-15 e sub-17 protagonizaram os primeiros jogos à noite da base do Esportivo no Montanha dos Vinhedos na história do clube. As jovens promessas do alviazul tiveram a oportunidade de atuar sob a iluminação do estádio diante do Caxias, no Clássico da Polenta, na noite de quinta-feira (14), pela Liga Serrana de 2021.
Com o investimento em energia solar, o Esportivo teve uma redução de R$ 6 a 7 mil mensais em energia elétrica, tornando o clube autossustentável, o que permitiu o clube a promover jogos das categorias de base à noite sem custos elevados.
A categoria sub-15 foi a primeira a entrar em campo sob a iluminação do Estádio Montanha dos Vinhedos. No clássico diante do Caxias, com presença de cerca de 150 pessoas nas arquibancadas, o alviazul fez boa atuação, mas foi superado pelo placar de 1 a 0, com gol anotado no primeiro tempo. Na etapa final, apesar da reação e das oportunidades, o placar permaneceu o mesmo até o apito final.
O alviazul ocupa a 8ª colocação da Liga Serrana com 9 pontos, somando duas vitórias, três empates e sofrendo três derrotas na competição regional. Somente um ponto separa o Esportivo do 4º colocado, porém o time de Bento Gonçalves tem jogos a mais que as demais equipes que estão na briga direta pela classificação.
Pela categoria sub-17, o Esportivo não saiu do 0 a 0 diante do rival Caxias. Com o resultado, o alviazul permaneceu na 5ª colocação com 14 pontos somados, sofrendo até então apenas um revés na competição.
Na quarta-feira (20), às 19h30, a categoria sub-19, comandada pelo técnico Marcelo Nunes, recebe o Garibaldi no Estádio Montanha dos Vinhedos. O alviazul ocupa a 3ª colocação da Liga Serrana com 21 pontos conquistados, enquanto a equipe garibaldense vem logo atrás na 5ª posição com 19 pontos.
“Foi um sonho jogar aqui com torcida”, revela atleta da base alviazul
Destaque no clássico contra o Caxias pela categoria sub-15, o atacante Kauã Garcia afirmou que foi um sonho realizado atuar no estádio do Esportivo. Apesar de não ser a sua primeira vez no Montanha dos Vinhedos, a partida teve um gosto especial por contar com o torcedor.
“Sempre foi meu sonho jogar aqui com torcida assim à noite. Eu assisti os jogos do Esportivo pela TV e sempre pensava em jogar no estádio e o meu sonho acabou se realizando. Agora é pensar no futuro para que possamos ganhar”, salienta.
Além da jovem promessa alviazul, o técnico da sub-15, Rafael Mendes, falou sobre a importância de os meninos terem a oportunidade de vivenciar uma partida dentro das quatro linhas do estádio e com a presença do torcedor nas arquibancadas:
“Acho que é muito importante essa oportunidade, essa abertura de porta que o clube está oportunizando aos meninos, é uma oportunidade ímpar. Devido à pandemia, eles não conseguiram jogar. Há meninos que completaram agora cinco, seis partidas durante o ano, então isso faz muita diferença. Isso é um aprendizado, principalmente num jogo à noite, um jogo que é clássico, com a nossa torcida, então isso pra eles é de muita valia”, opina o treinador.
Mín. 17° Máx. 24°