O Rio Grande do Sul perdeu no final da manhã desta sexta-feira, 15, um de seus maiores empreendedores. Morreu no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o empresário Adelino Colombo, de 91 anos, proprietário da Rede de Lojas Colombo. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento. Ele deixa a esposa Ruth Colombo, quatro filhos, 10 netos e dois bisnetos.
Adelino Colombo pode ser considerado o chamado empreendedor nato. Nascido em 23 de dezembro de 1929, na localidade de Nova Milano, em Farroupilha, começou seu próprio negócio aos 17 anos, vendendo televisores de porta em porta na cidade. Em 1960, com pouco mais de 30 anos, fundou a Lojas Colombo e, a partir daí, não parou mais de crescer. Atualmente, a rede é a maior do Sul do país e a 10ª do Brasil, com 305 lojas e mais de 4 mil funcionários.
Seu Adelino, como era carinhosamente chamado, trabalhou até seus últimos dias, comparecendo a compromissos, como presidente do Conselho Administrativo da empresa. No cargo de vice-presidente, está o seu neto, Eduardo Colombo, que foi preparado pelo avô desde criança para liderar. A Lojas Colombo funde-se com a biografia de Adelino Colombo, que, na vida privada gostava também de caçar, viajar e dos almoços de domingo, quando reunia a família.
Mín. 13° Máx. 29°