13°C 20°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Concurso do Espumante Brasileiro tem quatro medalhas de ouro no primeiro dia

Os seis júris avaliaram 220 das 424 amostras inscritas por 93 vinícolas de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

14/10/2021 às 09h30
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Avaliação continua nesta quinta-feira, 14, no Hotel Dall'Onder Ski Foto: Jeferson Soldi
Avaliação continua nesta quinta-feira, 14, no Hotel Dall'Onder Ski Foto: Jeferson Soldi

O primeiro dia do Concurso do Espumante Brasileiro foi marcado pela emoção do reencontro, brindado com a qualidade do espumante nacional reconhecida mundialmente. Os seis júris avaliaram 220 das 424 amostras inscritas por 93 vinícolas de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. A cada salva de palmas, a vibração da conquista de uma Grande Medalha de Ouro, que chegou a quatro no dia. Esta é a maior edição da história do evento, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Amanhã, quinta-feira, 14, é o último dia de degustações e o resultado será anunciado na sexta-feira, 15 de outubro.

Enólogos, sommeliers e jornalistas especializados estão reunidos no Hotel Dall’Onder Ski, em Garibaldi (RS), Capital do Espumante Brasileiro, em Garibaldi (RS), nesta missão de avaliar a qualidade da produção nacional. Os 45 jurados foram divididos em seis grupos diários. Cada grupo é presidido por um enólogo, sendo eles: Bruna Cristofoli, Edegar Scortegagna, Gilberto Pedrucci, Gilberto Simonaggio, Marcos Gabbardo e Ricardo Morari. O resultado será anunciado na noite de sexta-feira, 15 de outubro, no Trattoria Mamma Gema, no Vale dos Vinhedos. Na oportunidade, também será feita a entrega da premiação.

O concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (Charmat e Tradicional) e espumantes de primeira fermentação (Moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários