O primeiro dia do Concurso do Espumante Brasileiro foi marcado pela emoção do reencontro, brindado com a qualidade do espumante nacional reconhecida mundialmente. Os seis júris avaliaram 220 das 424 amostras inscritas por 93 vinícolas de Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. A cada salva de palmas, a vibração da conquista de uma Grande Medalha de Ouro, que chegou a quatro no dia. Esta é a maior edição da história do evento, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Amanhã, quinta-feira, 14, é o último dia de degustações e o resultado será anunciado na sexta-feira, 15 de outubro.
Enólogos, sommeliers e jornalistas especializados estão reunidos no Hotel Dall’Onder Ski, em Garibaldi (RS), Capital do Espumante Brasileiro, em Garibaldi (RS), nesta missão de avaliar a qualidade da produção nacional. Os 45 jurados foram divididos em seis grupos diários. Cada grupo é presidido por um enólogo, sendo eles: Bruna Cristofoli, Edegar Scortegagna, Gilberto Pedrucci, Gilberto Simonaggio, Marcos Gabbardo e Ricardo Morari. O resultado será anunciado na noite de sexta-feira, 15 de outubro, no Trattoria Mamma Gema, no Vale dos Vinhedos. Na oportunidade, também será feita a entrega da premiação.
O concurso avalia espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas nas categorias: espumantes de segunda fermentação (Charmat e Tradicional) e espumantes de primeira fermentação (Moscatéis). Serão premiados os espumantes melhores classificados por categoria, respeitando o limite de 30% dos inscritos conforme normas internacionais.
Mín. 13° Máx. 20°