A Associação Garibaldi de Esportes (AGE) segue imbatível em casa na Copa FGF – Troféu Dirceu de Castro 2021. O lanterna União Harmonia, de Canoas, deu trabalho aos comandados do técnico Rodrigo Santos, porém, mesmo jogando com um a menos em grande parte do confronto, a AGE conquistou a vitória pelo placar de 2 a 1, em jogo realizado na quinta-feira (07), no Estádio Alcides Santarosa, em Garibaldi.
Com o resultado positivo, o time garibaldense subiu para a 3ª colocação com 9 pontos conquistados, mesma pontuação que o vice-líder Novo Hamburgo. Além disso, o Garibaldi manteve o 100% de aproveitamento atuando em seus domínios na competição estadual.
O jogo:
No confronto diante do lanterna, esperava-se poucas dificuldades dentro de campo por parte do Garibaldi, uma vez que o União Harmonia não havia feito nenhum gol no campeonato e vinha de uma derrota acachapante pelo placar de 7 a 0. No entanto, o que se viu em campo foi equilíbrio entre as equipes.
Apesar de dominar a posse de bola, o Garibaldi encontrava dificuldades para construir jogadas efetivas no ataque. O União explorava a velocidade e obrigou o goleiro Assis a trabalhar no primeiro tempo, fazendo importantes intervenções para impedir o gol dos visitantes.
No entanto, o Garibaldi teve um pênalti ao seu favor aos 16 minutos, o que deu tranquilidade à equipe. O centroavante Léo Furtado bateu com precisão para abrir o placar do jogo, 1 a 0. Depois, o time teve boas oportunidades para ampliar, mas pecou nos arremates.
A tranquilidade, porém, foi diminuída após a expulsão do zagueiro Murilo, após receber o segundo cartão amarelo, deixando o Garibaldi com um a menos em campo para a etapa derradeira.
No intervalo, Rodrigo Santos promoveu quatro alterações na equipe, oferecendo fôlego novo ao time dentro de campo. No segundo tempo, o União Harmonia aproveitou a superioridade numérica e passou a pressionar os donos da casa. Aos 4 minutos, em cobrança de escanteio, Edson Barba subiu mais alto que a defesa adversária para empatar o jogo e marcar o primeiro gol do time de Canoas na competição.
O gol fez o Garibaldi, mesmo com um a menos, a se jogar para o ataque em busca do segundo gol. Com o controle sob a partida, a AGE logo fez o segundo gol, aos 14 minutos, com Pompeu, de cabeça, após cobrança de escanteio, colocando a equipe da casa novamente na frente do placar.
Pouco depois, em troca de empurrões, o árbitro da partida expulsou um jogador de cada lado, Leonardo, do União, e Jeferson Baia, da AGE, deixando o Garibaldi com nove jogadores em campo. Apesar disso, o time da casa se manteve sólido defensivamente e permaneceu com o controle das ações da partida, criando boas oportunidades para ampliar a vantagem. Nos minutos finais, Balbino, em cobrança de falta, acertou o travessão da meta adversária e, no rebote, Shaymon balançou as redes, mas a arbitragem assinalou impedimento no lance. Final de jogo: 2 a 1 para o Garibaldi.
O time comandado por Rodrigo Santos finaliza o primeiro turno da primeira fase da Copa FGF diante do Cruzeiro, na quarta-feira (13), às 15h, na Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha.
Ficha da partida:
Garibaldi: Assis, Caio, Murilo e Dodô (Pompeu); Guilherme (Barufi), Maycon, Balbino, Andriw (Shaymon) e Bruno; Jeferson (Jeferson Baia) e Léo Furtado (Leonardo Ramos) – Técnico: Rodrigo Santos
União Harmonia: Felipe, Gabriel, Leandro, Edson Barba e Paulo; Freitas, Diego e Yago; Andrei, Leonardo e Tuta – Técnico: Cleu Lemos
Gols: Léo Furtado 15’ 1T (AGE), Edson Barba 4’ 2T (UNH) e Pompeu 14’ 2T (AGE)
4ª rodada – Copa FGF:
Grupo B:
Garibaldi 2 x 1 União Harmonia
Novo Hamburgo 3 x 1 Cruzeiro
Sapucaiense 1 x 2 Aimoré
Mín. 17° Máx. 24°