Uma operação da Polícia Civil, da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) e integrantes da Inspetoria Veterinária Estadual resultou na prisão de um dono de agropecuária e um homem detido em Bento Gonçalves na manhã desta quinta-feira, 7 de outubro. Além da prisão, uma grande quantidade de agrotóxicos não autorizados para venda no país foram apreendidos. As ações também aconteceram no município de Anta Gorda.
A operação foi realizada nos bairros Centro, Faria Lemos e 3ª Secção do Rio das Antas, em Bento Gonçalves, bem como no Loteamento Belvedere e Linha Cavagnoli, em Anta Gorda. Participaram da ação policiais da 1ªDP, com apoio da DPPA, da 2ª DP e da DEAM de Bento Gonçalves, além da Delegacia de Polícia Civil de Anta Gorda, e integrantas da ARPA, do Departamento de Defesa Agropecuária - Inspetoria de Bento Gonçalves e da PATRAM. Foram cumpridos sete mandados de busca, sendo quatro em Bento Gonçalves e três em Anta Gorda.
De acordo com a titular da 1ª DP, delegada Maria Isabel Zermann, a operação teve o objetivo de apreender agrotóxicos que não estariam autorizados para a venda. As diligências decorreram após o conhecimento da mortandade de abelhas, as quais foram afetadas pela utilização de produtos químicos indevidos nas plantações de uva e de pêssego em várias regiões de Bento Gonçalves e de Anta Gorda. Na ação, o dono de uma agropecuária localizada na área central da cidade foi preso em flagrante. Foram apreendidos diversos galões de agrotóxicos cuja venda é proibida/irregular, carne de caça, acessórios para confecção de munição e redes de pesca de uso proibido.
Um segundo homem foi detido pelos policiais e sua prisão está sendo analisada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves. O dono da agropecuária terá o seu flagrante lavrado pelo delegado e posteriormente será recolhido ao presídio.
Mín. 14° Máx. 25°