13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Conselho de Trânsito não foi consultado sobre mudança em faixas seletivas no Centro de Bento

Colegiado discorda da alteração proposta pela prefeitura, que permitirá que as pistas destinadas ao transporte coletivo sejam acessadas por todos os veículos

06/10/2021 às 16h40
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
(Reprodução)
(Reprodução)

A divulgação, por parte da prefeitura de Bento Gonçalves, de que as faixas seletivas para o transporte coletivo instaladas nas ruas ruas Júlio de Castilhos e Barão do Rio Branco, no Centro, poderão ser utilizadas em breve por todos os veículos surpreendeu os membros do Conselho Municipal de Trânsito (Contran). O colegiado alega não ter sido consultado ou informado da mudança e pedirá a suspensão da medida.

O tema foi debatido na reunião do Contran realizada nesta terça-feira, dia 5, na qual também ficou decidido que o secretário de Mobilidade Urbana, Marcos Barbosa, deverá ser convocado para apresentar as normas técnicas e estudos que embasaram a alteração. "De minha parte e diante da surpresa havida, considero prematura a retirada dos corredores, sem que haja a apresentação de um estudo e a motivação de tal decisão. A obra, quando idealizada, foi bastante debatida com a sociedade e apresenta, segundo informações das próprias empresas de transporte coletivo, considerável redução no prazo de deslocamento dos ônibus nas áreas centrais da cidade, alcançando também, maior pontualidade nos atendimentos aos bairros", afirma o conselheiro Ailor Carlos Brandelli, representante da OAB/RS.

Segundo ele, a forma como a proposta de modificação foi conduzida pela administração causou bastante contrariedade junto a integrantes do grupo. "Houve manifestação dos conselheiros no sentido de que os corredores de ônibus são bastante utilizados por viaturas de policiamento e salvamento, permitindo um deslocamento ágil, principalmente nos horários de maior fluxo. Eles acrescentaram, ainda, a necessidade de aumentar a fiscalização do uso e a sinalização quanto a paradas e estacionamentos", completa.

A próxima reunião do Contran, aberta ao público em geral, será no dia 9 de novembro – na oportunidade, o assunto certamente voltará à pauta, inclusive com a possibilidade de que o secretário se disponha a levar ao colegiado as explicações cobradas. "No atual momento e pelo fato de que já se consolida a atual disposição das vias municipais, salvo comprovado estudo de sua inviabilidade, a manutenção dos corredores de ônibus é uma medida que se impõe como útil e necessária para o município", finaliza Brandelli.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários