14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

"A poesia precisa e merece uma chance", diz homenageada da 36ª Feira do Livro de Bento

Sabrina Dalbelo, que reside em Bento Gonçalves desde 2008, é autora dos livros “Baseado em Pessoas Reais", “Lente de aumento para coisas grandes” e “Rasga-ossos”

05/10/2021 às 08h08 Atualizada em 05/10/2021 às 12h03
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
(Divulgação)
(Divulgação)

Sabrina Dalbelo, escritora homenageada da 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, se encontrou com a poesia em algum ponto entre os anos de 2012 e 2013.

De lá para cá, não se desgrudaram: a poesia transcendeu a vida da mulher, esposa, mãe e cidadã, seja na leitura ou na escrita, e se derramou em três obras que revelam uma voz potente e comprometida com o ofício de poetisa:  “Baseado em Pessoas Reais" (Poesias Escolhidas, 2017), “Lente de aumento para coisas grandes” (Penalux, 2018) e “Rasga-ossos” (Penalux, 2020).

Ecos deste chamado para a escrita vieram quando nasceu o primeiro filho. "O despertar definitivo da escrita veio com a maternidade, um momento muito transformador. Acho que ficar recolhida, amamentando, horas e horas, com uma nova vida, com nossos objetivos, foco e papel no mundo, ativou uma Sabrina que, há muito, percebia o cotidiano e a existência e queria falar para os outros sobre isso. Escrever, para mim, é olhar”, relata.

Paralelo a isso, um encontro com um dos maiores poetas de todos os tempos estava marcado: “Minha leitura de poesia teve início com uma linda antologia poética de Fernando Pessoa, que chamou minha atenção numa estante de livraria e eu, já adulta, a adquiri. Foi maravilhoso, eu lembro, encontrar naquele livro o poema 'Eros e Psiquê' que eu tinha lido muitos anos antes, impresso em um papelzinho. Eu nem fazia ideia de que era do Pessoa”, lembra a autora.

A jornada da escrita foi ganhando outros contornos e construindo um relicário próprio, preenchido por oficinas, cursos, entrevistas e lives de escritores e professores, na busca incessante da linguagem poética.

Com o horizonte da poesia aberto, vieram outros nomes e a necessidade de escrever, de expressar, de ouvir, sentir, de estar dentro da escrita poética. “Mergulhei, me afundei naquelas palavras que começaram a pulsar em mim. Eu comecei a conversar com os poemas e eles começaram a me contar coisas sobre a minha própria vida e sobre o mundo. Passei a consumir poesia e cada vez com mais prazer. A poesia precisa e merece uma chance. A poesia é grito necessário, sonho acordado, é vida despida”, afirma Sabrina.

Escritora Homenageada da 36ª Feira do Livro
Sabrina Dalbelo é gaúcha de Porto Alegre, irmã mais velha de três, tendo vivido na capital até os 24 anos, quando casou, em 2002, com o oficial do Exército Brasileiro Marcelo Antonio Dalbelo.

Da capital do Rio Grande do Sul, foram morar em Tefé, no interior do Amazonas. Cinco meses depois, foi nomeada no Ministério Público Federal e retornou a Porto Alegre. Com a transferência de Marcelo para o Rio de Janeiro, moraram três anos na Cidade Maravilhosa e, em 2008, vieram "para essa cidade linda e acolhedora, Bento Gonçalves, onde enraizamos e frutificamos". "Nasceram aqui nossos dois filhos, Samantha, em 2009, e Nícolas, em 2012”, conta.

O sentimento de ter sido convidada como Escritora Homenageada da 36ª Feira do Livro é, sobretudo, de felicidade. “Felicidade por participar de um evento cultural, porque eu acredito que a cultura faz o povo; felicidade pela poesia, que é a vertente literária pela qual eu me comunico; e felicidade pelo meu reconhecimento como escritora evidente do cenário cultural de Bento Gonçalves, cidade que escolhi como minha casa. Eu me sinto acolhida”.

Durante a programação da Feira, além da abertura e do encerramento, Sabrina vai participar de uma série de atividades. No dia 6 de outubro, às 19h30, Sabrina será entrevistada por Eunice Pigozzo. Faz, ainda, a mediação de dois bate-papos: um com o escritor Zack Magiezi e seus parceiros de escrita Rafael Cavalcanti e Lucas Lujan, dia 8, às 19h. E o outro, com os escritores locais Dan Polletti, Gabrielle Roveda e Marina Solé Pagot, no dia 13, às 18h30.

Sabrina Dalbelo e a patrona Natalia Borges Polesso vão falar de suas influências literárias e leituras no dia 9, às 17h30. Antes disso, estarão juntas na atividade “Na livraria”, no dia 10, às 17h30.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários