O Veranópolis conquistou a classificação às quartas de final da Divisão de Acesso com duas rodadas de antecedência. O time Pentacolor derrotou o Brasil de Farroupilha pelo placar de 1 a 0 no domingo (03), no Estádio das Castanheiras, se mantendo na vice-liderança e na cola do líder do grupo A. O rubro-verde, por sua vez, se distanciou da zona de classificação e corre risco de rebaixamento.
Após duas rodadas sem vitória, o VEC, do técnico Cristian de Souza, voltou a vencer na competição estadual. Na etapa inicial, o Pentacolor dominou as ações da partida, porém encontrou dificuldades para criar oportunidades efetivas de gol.
Na etapa derradeira, o Veranópolis conseguiu balançar as redes. Logo aos 2 minutos, Guilherme Dal Pian cruzou para a área e Matheus, livre de marcação, cabeceou para abrir o placar para os visitantes, 1 a 0. Com a vantagem, o Veranópolis se fechou e passou a explorar os contra-ataques.
Aos 35 minutos, em lançamento para a área, Vitão cabeceou e o zagueiro Souza foi derrubado na área: pênalti para o Brasil. Mateus Paulista chamou a responsabilidade, as a cobrança parou nas mãos do experiente goleiro Roger Kath. Apesar da pressão nos minutos finais, o VEC se manteve sólido na defesa, garantindo a vitória pelo placar mínimo e a classificação à próxima fase.
O Veranópolis ocupa a vice-liderança com 24 pontos, somente atrás do União Frederiquense, que está na ponta da tabela com 25 pontos somados. O Brasil de Farroupilha, por sua vez, está na 6ª colocação com 12 pontos, um a mais que o lanterna Passo Fundo e três a menos que o Glória de Vacaria, último colocado dentro da zona de classificação.
Na penúltima rodada da primeira fase, o Veranópolis recebe em deus domínios o Tupi de Crissiumal, no domingo (10), no Antônio David Farina. Já o Brasil tem confronto direto diante do Glória, também no domingo, no Altos da Glória, em Vacaria.
Confira a classificação e os resultados: https://fgf.com.br/competicoes/profissional
Mín. 17° Máx. 24°