Começa nesta terça-feira, 5 de outubro, a 30ª edição da Mercopar, Feira de Inovação Industrial que acontece até o dia 7 de outubro, nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Aos moldes do ano passado, quando foi a única feira industrial presencial realizada no país cumprindo todos os protocolos para a sua realização em meio à pandemia do novo coronavírus, a edição de 2021 contará com rígidos protocolos de segurança sanitária durante o evento. A visitação durante os três dias é gratuita e limitada, mediante credenciamento online em https://bit.ly/Credenciamentomercopar, evitando aglomerações. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos, visto que a Feira tem caráter técnico de negócios.
A Mercopar é um espaço de geração de relacionamentos e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. A maior feira de inovação e negócios da América Latina bateu recorde em 2020, com R$ 128 milhões em negócios gerados para os segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e Startups.
Uma das grandes atrações da 30ª edição da feira é o Histórias que Inspiram. Na quarta-feira, 6 de outubro, das 18h às 20h, o evento levará à maior feira de inovação e negócios da América Latina histórias de empreendedores que transformaram propósito em negócio e que podem auxiliar na reinvenção e recriação das trajetórias dos negócios. Entre as atrações estará a investidora anjo e sócia-fundadora da boutique G2 Capital, Camila Farani; o CEO da Bionicook, Fabio Luis Rezler; e o diretor de Inovação da DB1 Global Software, Rogério de Souza. A responsável por mediar os painéis será a coordenadora do IDEAR Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS, Naira Libermann. Para participar, é necessário realizar inscrição exclusivamente online e gratuita pelo link https://bit.ly/Historiasqueinspiram.
Empreendedora há 20 anos, Camila Farani, será a responsável por abrir as palestras. Sócia-fundadora da boutique G2 Capital, Camila é a única mulher reconhecida como a melhor Investidora-Anjo no Startup Awards em 2016 e 2018, e foi reconhecida pela Lavca – maior entidade de venture capital da América Latina, como uma das principais investidoras da região por três anos consecutivos. Integrante do conselho do PicPay, atua desde 2016 como um dos “tubarões” do programa de TV Shark Tank Brasil. Com mais de 40 startups em seu portfólio, já investiu mais de 35 milhões de reais entre aportes individuais e com co-investidores e é fundadora da Innovaty, do ramo de educação empreendedora e Business Intelligence, e do Grupo Boxx, de alimentação. Hoje atua em negócios que movimentam cerca de R$ 1 bilhão por ano.
Já o CEO da Bionicook, Fabio Luis Rezler, está à frente da primeira rede de fast food 100% robotizada, com preparo de lanches on demand, feitos na hora e sem intervenção humana. Sua trajetória no empreendedorismo iniciou ainda criança, na linha de produção da empresa familiar, e aos 15 anos já ocupava funções de gestão comercial e administrativa no negócio. Durante sua carreira profissional acumulou experiência nos segmentos de mecânica metálica, indústria automotiva, têxtil, mobiliário, PET e indústria alimentícia. Com vasta experiência em relações empresariais, jurídica, contábil, tributária, financeira, técnica, industrial e humana, fez negócios em solo norte-americano e possui uma visão de negócios global.
Para encerrar o ciclo de palestras, o diretor de Inovação da DB1 Global Software, Rogério Gonçalves de Souza, compartilhará sua experiência no fomento, desenvolvimento e aquisição de tecnologias globais que sustentarão a organização no futuro. Desde 2013 na empresa, ingressou na área de Gestão Empresarial e foi o responsável por idealizar o software de gestão pública de saúde considerado o melhor do setor naquele ano. Co-Founder do Anymarket (Player nacional de integração com os marketplaces) e do Koncili (primeiro software de conciliação em marketplace nacional), atua no projeto Tinbot, o primeiro Robô programável do Brasil, e no Predize, plataforma que diminui o esforço operacional de quem vende nos Marketplaces e precisam realizar um atendimento eficiente ao consumidor utilizando inteligência artificial. Membro do Maringá Capital, formado por um grupo de investidores-anjos e criado para fomentar o ecossistema de startups, é mentor da aceleradora de Maringá Evoa, espaço destinado a empreendedores que desejam transformar ideias inovadoras e produtos globais.
Mín. 14° Máx. 25°