17°C 24°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Esportivo é eliminado, mas cai de pé no Brasileirão Série D

Alviazul ficou no empate em 1 a 1 com a Ferroviária-SP e se despediu da competição nacional nas oitavas de final.

03/10/2021 às 20h41 Atualizada em 03/10/2021 às 20h49
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Tetê Viviani
Foto: Tetê Viviani

Em sua primeira participação na Série D do Campeonato Brasileiro, o Esportivo finalizou a sua campanha entre os 16 melhores da competição nacional, se despedindo nas oitavas de final.  Após perder em casa no primeiro jogo da decisão, o alviazul ficou no empate em 1 a 1 com a Ferroviária, em partida de volta realizada neste domingo, dia 3, na arena Fonte Luminosa, em Araraquara-SP. 

Com o resultado, o time do técnico Rogério Zimmermann se despediu da competição, porém honradez, protagonizando uma de suas melhores campanhas em divisões nacionais. Após passar da primeira fase em terceiro lugar, obtido na última rodada, e eliminar na segunda fase o Santo André, o Esportivo não foi páreo para bater a equipe de melhor campanha entre os 16 times que disputaram as oitavas de final da Série D.

O jogo:

O time da Ferroviária teve o domínio da primeira etapa, controlando o jogo defensivamente e impedindo quaisquer progressões do alviazul no ataque. Aos 7 minutos, após cobrança de escanteio, a defesa tentou tirar e, no rebote, Bruno Santos finalizou próximo à meta do Esportivo. Pouco depois, Bruno Santos cruzou para Jefinho, que cabeceou à direita do gol.

Aos 25, o Esportivo teve sua primeira oportunidade clara de gol. Chicão arrematou de fora da área e obrigou o goleiro Saulo a fazer grande defesa. No lance seguinte, Júlio Vitor avançou na área, deixou a marcação para trás e tocou no canto esquerdo da meta alviazul para abrir o placar para os donos da casa, 1 a 0. 

Aos 40 minutos, Bruno Santos finalizou para Otávio Passos espalmar. No rebote, Gleyson não conseguiu chegar a tempo na bola para empurrar para as redes. O Esportivo ainda teve uma chance com Cafu, mas o meia finalizou por cima da meta adversária. 

Foto: Tetê Viviani

Na etapa derradeira, o Esportivo tentou ser mais agressivo no setor ofensivo em busca do gol. Logo no primeiro lance de perigo, Cafu conseguiu se desvencilhar da defesa e finalizou forte, no canto direito do goleiro Saulo, o qual espalmou. No rebote, Rennan chutou rente à trave esquerda, desperdiçando uma grande oportunidade. 

A Ferroviária-SP se manteve sólida na defesa e continuou controlando as ações do jogo. Aos 25, Bruno Santos, em cobrança de falta frontal, parou na boa defesa do goleiro Otávio Passos. O Esportivo respondeu com Juninho Potiguar, o qual arriscou de longe, obrigando o goleiro Saulo a fazer grande defesa. 

Nos acréscimos, em cobrança de falta de Matheus Batista, Saulo espalmou e, no rebote, Vinícius Peixoto empurrou para o fundo das redes, igualando a partida, 1 a 1. Ainda restava um gol para o Esportivo levar o jogo para os pênaltis, mas não houve mais tempo para reação. Final de jogo: empate em 1 a 1 e vaga garantida para a Locomotiva de Araraquara-SP.

A campanha do Esportivo na Série D

O Esportivo começou o campeonato desacreditado pelas dificuldades na formação do elenco, uma vez que teve um curto período de tempo para reformular o seu plantel para a disputa da competição nacional. No primeiro turno da primeira fase, o alviazul encontrou dificuldades, devido à falta de reposições. 

Ao passo que o clube foi ganhando corpo, com a chegada de reforços, o Esportivo melhorou dentro das quatro linhas, realizando uma campanha de recuperação no segundo turno, sofrendo uma única derrota. A reabilitação do alviazul no campeonato o levou à 3ª colocação do grupo A8, conquistando a classificação.

Na segunda fase, o Esportivo, depois de perder o primeiro jogo por 1 a 0 em casa, eliminou o Santo André nos pênaltis, após devolver o resultado contra os paulistas, em Diadema-SP, por 1 a 0. Nas oitavas de final, após perder novamente em seus domínios no jogo de ida, o Esportivo caiu para a Ferroviária-SP, equipe de melhor campanha entre os 16 times vivos na competição, depois de ficar no empate em 1 a 1 em Araraquara-SP.

Foto: Kévin Sganzerla

Em 18 jogos, o Esportivo obteve 5 vitórias, 7 empates e sofreu 6 derrotas, com um aproveitamento de 33,3% na competição nacional. O centroavante Matheus Batista foi o artilheiro do time com sete gols anotados. 

Quartas de final – Série D

Ferroviária-SP x Atlético Cearense-CE

Campinense-PB x América-RN

ABC-RN x Caxias

Aparecidense-GO x Uberlândia-MG

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários