Não é nada fácil chegar e já ir batendo no líder de vendas, que vem recebendo melhorias para defender sua posição. Mas o Fiat Argo Drive 1.3 (R$ 53.900) aceitou o desafio com Chevrolet Onix 1.4 LTZ ( R$ 56.650), travou uma disputa bastante apertada com o rival e saiu com uma ligeira vantagem. Quem pensou que a briga entre os dois iria ser morna acabou se enganando. Apesar de ter se atualizado, faltou ao Onix ter alguns detalhes mais modernos que acabam sendo importantes no dia a dia, como verermos a seguir.
Logo de cara, na hora de ajustar a posição de dirigir, o Fiat Argo sai na frente por ter melhores ajustes, tanto dos bancos quanto do volante, que vem com regulagem de profundidade, ao contrário do Onix. No GM, o chamado ponto H, aquele que vai da base do banco até o solo, é mais alto que o ideal e, para ajustar a altura do assento, é preciso recorrer a uma roldana que não funciona tão bem quanto a alavanca do Fiat, que consegue mover mais banco até motorista se sentir bem acomodado.
O que o GM agradou um pouco mais foi na qualidade de acabamento dos bancos e pelo fato de ter o sistema On Star, que disponibiliza uma série de serviços ao cliente por meio de uma central de atentimento, inclusive de concierge . Mas o Argo tem um pouco mais de espaço interno para levar cinco ocupantes e suas respectivas bagagens (280 litros no GM e 300 litros no Fiat), por ser ligeiramente mais largo (2 cm) e alto (1,5 cm). Mas a distância entre eixos é a mesma nos dois modelos, de 2,52 metros.
Na lista de equipamentos, ambos se equivalem, com pequenas diferenças. Os dois contam com itens como computador de bordo, monitoramento da pressão dos pneus e direção com assistência elétrica. O Onix ainda vem com faróis auxiliares de neblina e rodas de liga-leve de aro 15 montadas em pneus 185/65R, o que é oferecido como opcional no Fiat por mais R$ 1.900. Mesmo assim, o Argo ainda fica R$ 850 mais em conta que o Onix. No GM, a ligeira vantagem fica por conta da luz diurna de LED embutida nos faróis ( o que desobriga a andar com farol baixo nas estradas) e dos sensores nos para-choques, componente que pode ser adquirido por R$ 1.200 extras no Fiat junto com a câmera de ré, não disponível no Onix.
Depois de girar a chave no contato o que você vai sentir no dia a dia dirigindo os dois carros é que o Onix tem um câmbio mais bem acertado, com melhor trambulação e seis marchas, ante cinco do Argo. Mas essa será a principal diferença a favor do GM. De resto, ambos são bem parecidos. No Fiat, há um pouco mais de força disponível logo nas primeiras rotações do conta-giros. São 14,2 kgfm a 3.500, ante 13,9 kgfm a 4.800 do GM. Isso acaba dando um suspiro extra de fôlego nas ultrapassagens. Bom também é que o Argo vem com Start-Stop de série para ajudar a economizar combustível no trânsito pesado.
Mais moderno, o motor 1.3 FireFly tem potência específica melhor que o 1.4 Família 1 da GM (81,3 cv/litro ante 76,3 cv/litro). E funciona ligeiramente melhor em rotações mais baixas. Podendo pisar mais de leve no acelerador, o Fiat tende a ser ligeiramente mais econômico na cidade. De acordo com o Inmetro, faz 12,9 km/l com gasolina, contra 12,5 km/l do GM. Entretanto, na estrada, com a sexta marcha, o Onix dá o troco, fazendo 14,9 km/l ante 14,3 km/l do rival. Portanto, fica claro que a disputa entre os dois é acirrada.
Na questão do desempenho, os dois continuam lado a lado. Conforme os dados das fabricantes, o Argo faz de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e atinge 184 km/h, contra 10,5 segundos e 180 km/h, respectivamente, do Onix. No Fiat, houve uma certa evolução no acerto da suspensão se comparado ao Punto equivalente, mas nada que chegasse a surpreender. Se fosse um pouco mais firme nas curvas e tivesse controle eletrônico de estabilidade (disponível apenas a partir da versão 1.3 GSR), o Fiat abriria mais vantagem em relação ao GM.
No dia a dia, os dois mostram um certo conforto, com direção elétrica para facilitar nas manobras. E vêm com isolamento acústico bom o suficiente para manter o interior dentro de patamares civilizados de nível de ruído, mesmo na estrada. A visibilidade de ambos também é equivalente, bem como o funcionamento dos freios, com discos dianteiros e tambores na traseira. Como ressalva fica apenas o conselho de optar pelas rodas de aro 15 com pneus 185/60R no Fiat, (opcionais), que ajudam a manter o carro mais estável do que com os dois pares de 175/65 R14.
Ainda dá tempo de incluir alguns ajustes no Fiat Argo para deixar mais claro um conjunto melhor que o do Chevrolet Onix. Por enquanto, a vantagem entre as versões avaliadas ainda é bem pequena a favor do modelo da marca italiana, que acaba de chegar ao mercado. E o líder de vendas da GM mantém um bom nível na linha 2018, mas precisa de melhor ergonomia e um motor um pouco mais moderno como principais pontos para não correr o risco de ser superado por rivais. Vale lembrar que, além do Argo, o Chevrolet terá que enfretar a nova geração do VW Polo, que estreia em outubro no Brasil.
Ficha Técnica - Fiat Argo Drive 1.3
Preço: a partir de R$ 53.900
Motor: 1.3, quatro cilindros, flex
Potência: 109 cv (E) / 101 cv (G) a 6.250 rpm
Torque: 14,2 kgfm (E) / 13,7 kgfm (G) a 3.500 rpm
Transmissão: manual, cinco marchas , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 175/65 R14
Dimensões: 3,99 m (comprimento) / 1,72 m (largura) / 1,50 m (altura), 2,52 m (entre-eixos)
Tanque: 48 litros
Porta-malas: 300 litros
Consumo etanol: 9,2 km/l (cidade) / 10,2 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 12,9 km/l (cidade) / 14,3 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 10,8 segundos
Velocidade máxima: 184 km/h
Ficha Técnica - Chevrolet Onix LTZ 1.4
Preço: R$ 56.650
Motor: 1.4, quatro cilindros, flex
Potência: 106 cv (E) / 978 cv (G) a 5.800 rpm
Torque: 20,7 kgfm (E) / 19,4 kgfm (G) a 6.000 rpm
Transmissão: Manual, seis marchas, tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / Tambores (traseiros)
Pneus: 185/65 R15
Dimensões: 3,93 m (comprimento) / 1,70 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,52 m (entre-eixos)
Tanque: 54 litros
Porta-malas: 280 litros
Consumo etanol: 8,6 km/l (cidade) / 10,2 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 12,5 km/l (cidade) / 14,9 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 10,5 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Mín. 14° Máx. 25°