Promovida pelo Instituto de Cultura Uruguayo Brasileiro (Icub), o maior instituto de português do país vizinho, está sendo realizada a VI Semana Brasil no ICUB. A Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline, de Bento Gonçalves, fez parte da programação de palestras, com o projeto "Diálogos da Pandemia", desenvolvido pela professora Eliana Passarin nas aulas de Geografia e Ensino Religioso, com todos os alunos do Ensino Médio.
O encontro aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 30 de setembro, e reuniu, além de estudantes brasileiros e uruguaios, professores, equipe diretiva da escola, familiares, dirigentes do Icub e convidados. A secretária municipal de Educação, Adriane Zorzi, também se fez presente, além de gravar um vídeo institucional que foi exibido durante o evento, falando da importância da iniciativa do Aveline e do intercâmbio internacional.
A professora Eliana Passarin apresentou em sua palestra a justificativa pedagógica do projeto e depoimentos dos alunos e dos convidados para os diálogos. Também dedicou o evento para a aluna Eduarda Braun, que recentemente “partiu”, deixando um vazio na escola. “Eduarda, eterna aluna do Aveline”, destacou a educadora, exibindo imagens marcantes da jovem em projetos do educandário.
A docente falou de Paulo Freire, patrono centenário da Educação Brasileira, e da inspiração em seu legado como suporte teórico para elaborar os projetos. Trouxe também para sua fala o verbo “esperançar”, o que lhe moveu durante a pandemia e reiterou o apoio que sempre recebe da equipe diretiva para realizar os projetos.
A Coordenadora do Icub, Cinthia Nuñes, que mediou o encontro, destacou a importância de projetos como do Aveline, que dialogam assuntos de extrema relevância para a sociedade e ressaltou que foi uma honra participar dos Diálogos com os alunos do Colégio e do Liceo Santa Rita Augustinos de Montevidéu. O diretor do Icub, Rafael Lopez, destacou a importância desta troca de experiências e enalteceu o Projeto desenvolvido no Brasil.
A supervisora Cláudia Rizzardo salientou o empenho dos alunos para que o projeto alcançasse seu objetivo e que o intercâmbio com o Uruguai será levado como uma experiência marcante na vida dos alunos. “Os projetos são a essência da escola, movimentam, dão vida, todos se mobilizam para ver protagonismo de nossos alunos e professores”, aponta.
A aluna Júlia Pasqualli deu um depoimento destacando o encontro com os alunos uruguaios, que foi uma experiência inesquecível, de uma troca cultural muito rica, afirmando que os estudantes foram “salvos pelas tecnologias durante a pandemia”. As ex-alunas Talita Maziero e Maessa Bellé também deram testemunhos. Talita relembrou do encontro com o Movimento Negro Raízes, que debateu o racismo, e que seu desenho da Branca de Neve negra acabou se tornando um símbolo da Semana da Consciência Negra. Ex-presidenta do Grêmio Estudantil, Maessa destacou a importância das redes sociais para trocar experiências, um retorno pedagógico muito positivo, um suporte para um futuro melhor.
Mín. 13° Máx. 29°