O jogo diante da Ferroviária-SP, pela partida de ida das oitavas de final da Série D de 2021, marcou o reencontro da torcida alviazul com as arquibancadas do Estádio Montanha dos Vinhedos. O Esportivo largou em desvantagem nas oitavas de final da Série D de 2021. Apesar disso, o gol de Matheus Batista, nos acréscimos, reacendeu a esperança de classificação no torcedor que, ao final do jogo, mostrou apoio à equipe comandada pelo técnico Rogério Zimmermann.
Após mais de um ano e meio sem ver o time do Esportivo das arquibancadas, o torcedor teve a oportunidade de reencontrar a equipe em um dos jogos mais importantes do alviazul na temporada 2021. Apesar de a liberação da torcida ter sido confirmada em menos de 24 horas antes do confronto, cerca de 300 torcedores se fizeram presentes no Estádio Montanha dos Vinhedos, os quais aplaudiram a equipe mesmo com a derrota por 2 a 1 para o time paulista.
A ansiedade por voltar a frequentar a casa do alviazul era significativamente grande, como relataram alguns torcedores do clube. “Não víamos a hora de chegar esse dia. Estamos de volta aqui na tela e não vamos sair mais daqui”, comentou Paulo da Cruz. “É um sentimento único. A saudade era um sentimento que parecia nunca mais acabar, mas estamos voltando aos poucos”, ressaltou Cristian Cassinelli, presidente da Torcida Organizada Fúria Alviazul, a qual se fez presente em peso com cânticos e gritos de apoio à equipe.
Aniversário da filha ou acompanhar o jogo do Esportivo? O fiel torcedor China, como é conhecido popularmente, fez o possível para comparecer em ambos os eventos: “Estava com o coração partido que não ia poder vir no estádio por causa do aniversário da minha filha na colônia. Mas a paixão pelo Esportivo foi tanta que tive que volta para Bento para vir assistir o jogo. Não adianta, um torcedor que nem eu que faz anos que acompanha de perto não tem como ficar de fora de um jogo desses. Talvez seja o último do ano, mas esperamos que seja o primeiro de vários em 2021”, ponderou o torcedor.
A fiel torcedora Luana Zortéa também matou a saudade de acompanhar um jogo do Esportivo pelas arquibancadas do Estádio Montanha dos Vinhedos. “Era uma saudade muito grande, porque acompanhar os jogos lá do estacionamento sem o som da torcida, sem essa proximidade era enorme, e agora matamos um pouquinho dessa saudade”, salientou a torcedora, que complementou:
“Passar de fase e reverter o resultado de jogo de ida da segunda fase e o desempenho que a equipe faz dentro da proposta do Rogério Zimmermann dá uma confiança muito grande. Depois do que foi o Gauchão, ver como está em uma competição inédita que é a Série D dá um vigor bem maior, dá o orgulho de dizer que torce para o Esportivo, que é sócio, que é de Bento Gonçalves”, concluiu Luana.
Além de reencontrar a equipe alviazul dentro das quatro linhas, os torcedores puderam também rever amigos e conhecidos nas arquibancadas. “O sentimento é o melhor possível. Depois de praticamente um ano e meio acompanhando o time só pela TV e pelo rádio voltamos e é um dia muito importante para nós torcedores e para o Esportivo. A torcida toda de volta, revendo os amigos, revendo todo mundo aqui, isso não tem preço que pague”, ponderou Bruno Reinoldi, morador de Porto Alegre que pegou a estrada com a família para reencontrar o Esportivo em campo.
“A volta do torcedor foi um fato marcante e talvez a melhor coisa que aconteceu na partida”, salientou o técnico alviazul
Na coletiva após a derrota para a Ferroviária-SP, o técnico Rogério Zimmermann fez questão de agradecer e mencionar o apoio da torcida e o reencontro com o torcedor alviazul. “Não se tinha tido essa experiência e acho que para a maioria dos atletas também não. A participação do torcedor foi muito legal. Mesmo quando nós estávamos em desvantagem no placar, o torcedor sempre incentivou, a cada troca aplaudiu quem estava saindo. Num determinado momento da partida, nós estávamos perdendo pela diferença de dois gols e mesmo assim o torcedor não parou de se apoiar. Foi um fato muito marcante e muito incentivador e talvez tenha sido a melhor coisa que aconteceu na partida”, explicou.
Para o treinador, o comportamento do torcedor não se baseou somente na partida, mas os aplausos e o incentivo surgiram como forma de reconhecimento pela entrega durante a competição. “Acredito que esse comportamento do torcedor não era baseado só na nossa atuação no jogo, mas estavam aplaudindo o conjunto da obra. Eles acompanharam pela TV a participação do Esportivo durante toda a competição e perceberam que é um time que sempre lutou, que sempre honrou com a camisa e que, independente da sua atuação na partida, estavam com uma entrega muito grande. O torcedor veio para incentivar a vitória, mas ao mesmo tempo veio também para agradecer tudo o que os jogadores fizeram na competição”, analisou Zimmermann.
Mín. 17° Máx. 24°