O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, esteve em Bento Gonçalves nesta quinta-feira, 30 de setembro, palestrando no Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais, no Dall'Onder Hotéis. Antes, ele deu uma entrevista exclusiva ao jornalista Marcelo Dargelio e falou sobre a possível fusão entre o seu partido, o DEM, e o PSL.
Onyx Lorenzoni foi categórico ao analisar a atual situação dessa fusão. Ele destacou que vê esta possibilidade com muita prudência e destacou alguns erros que estão sendo cometidos. O ministro falou que se esse super partido for realmente de direita, com princípios e valores que a sociedade brasileira expressa, ele será bem-vindo. Mas, caso contrário, se for um ajuntamento de pessoas interessadas em levar vantagem política e ideológica, será uma tragédia.
Lorenzoni destacou que já falou para o diretório nacional do DEM que é preciso ouvir os convencionais se querem apoiar a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, se os estados querem ficar liberados ou se querem candidatura própria. E a convenção nacional do DEM seria o local ideal para isso. "No ano que vem, a maior disputa que o Brasil terá será se o país vai seguir o caminho da liberdade/democracia ou seguirá o caminho da Venezuela. Não há uma terceira via ou outra alternativa. E eu não posso me aliar com quem pensa que há outra possibilidade, não existe", destacou o ministro.
Erros do novo partido
Onyx Lorenzoni destacou dois erros graves que os que pensam na criação de um novo partido estão fazendo. Para o ministro, eles estão desprezando e abrindo mão a tradição do PFL/DEM, por meio do seu número 25, bem como o número 17, do PSL, que o presidente Jair Bolsonaro consagrou com mais de 57 milhões de votos em 2018, trocando por um número que ninguém conhece e não tem nenhum significado.
Além disso, Onyx destaca que em vez de buscar uma sigla fundindo o nome dos dois partidos, querem criar uma sigla nova que, na opinião, do ministro, não agrega e não significa nada na disputa eleitoral. "Estão propondo que o nome seja Partido União do Brasil, o que na abreviatura ficaria PUB. Acho que não é o mais adequado", finalizou Onyx Lorenzoni.
Mín. 17° Máx. 27°