17°C 24°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Maria Amélia Duarte Flores é escolhida Embaixadora do Turismo de Garibaldi 2021

Enóloga e entusiasta do mundo do vinho foi escolhida pela sua ligação profunda com o desenvolvimento do enoturismo regional e que promove Garibaldi para o mundo.

28/09/2021 às 12h44 Atualizada em 28/09/2021 às 13h07
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Maria Amélia Duarte Flores é escolhida Embaixadora do Turismo de Garibaldi 2021

O Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta segunda-feira, 27 de setembro, foi também a data de entrega do Prêmio Embaixador do Turismo de Garibaldi 2021. A homenageada desta edição foi a enóloga e entusiasta do mundo do vinho Maria Amélia Duarte Flores. O evento foi realizado no Boulevard Garibaldi e contou com a presença de autoridades municipais, imprensa e membros do Conselho Municipal de Turismo.

A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Raísa Bettú Lazzari, falou da relevância do turismo para Garibaldi e que é um orgulho homenagear, em sua gestão, uma pessoa como Maria Amélia, que tem ligação profunda com o desenvolvimento do enoturismo regional e que promove Garibaldi para o mundo. 

A secretária de Turismo e Cultura, Melina Casagrande, falou da importância da entrega deste prêmio no Dia Mundial do Turismo. “Essa é uma forma de reconhecer as pessoas que promovem o nosso destino, o nosso espumante e levam o nome de Garibaldi para fora, ao mesmo tempo em que se aproximam do trabalho feito pela Secretaria para promover e desenvolver o turismo em diversas frentes”. Melina lembrou, ainda, que Maria Amélia fez parte do projeto da Rota Passadas - A Arquitetura do Olhar e foi palestrante em uma Confraria para as Mulheres, falando das personalidades femininas no mundo do vinho.

O prefeito de Garibaldi, Alex Carniel, também parabenizou a embaixadora pela distinção e falou do comprometimento em levar o nome da cidade adiante. “Continue, bravamente, divulgando o enoturismo e Garibaldi”, disse, se dirigindo à homenageada. “A caminhada no turismo é longa, mas temos muito potencial e sabemos onde podemos chegar”, finalizou.

Em sua fala, Maria Amélia relembrou a história de sua família e da profunda relação com Garibaldi. Mencionou a importância do avô Alcino Flores, cantineiro que atuou por 40 anos na Cooperativa Vinícola Garibaldi, da ligação com o CTG Sentinela da Serra, a relevância da mão de obra feminina empregada de forma pioneira na Vinícola Peterlongo, do preservado e único centro histórico, da Fenachamp e de ter crescido no Esqui e já na infância ter entendido a força do turismo. “Garibaldi é uma cidade como a casa da minha tia Sola, acolhe a todos e com mesa farta”, resumiu.

Ao final, agradeceu o Prêmio e reforçou seu compromisso em continuar trabalhando para que mais pessoas conheçam tudo que Garibaldi pode oferecer. “Contem comigo para divulgar, desenhar, preservar estas histórias, trazendo pra cá quem valoriza, e se encanta. Vinho é arte”, finalizou, emocionada, fazendo também menção à empresa que fundou e que hoje está no hall do Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre.

O evento de entrega do Prêmio Embaixador/a do Turismo de Garibaldi é uma iniciativa da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Em sua fala, Maria Amélia relembrou a história de sua família e da profunda relação com Garibaldi

 

A homenagem

A homenagem busca prestigiar personalidades, garibaldenses ou não, que atuam na promoção do turismo e das ações do município. Em todas as edições, são apresentados candidatos ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que escolhe quem receberá a placa comemorativa. 

A homenageada

Maria Amélia Duarte Flores é enóloga, pós-graduada em gestão e marketing do turismo. Atuou na Secretaria de Turismo de Garibaldi entre 2001/2002, onde se dedicou a projetos de estudo e preservação do centro da cidade. Em 2004, criou a empresa Vinho e Arte, especialista em vinhos, viagens e experiências em alta gastronomia. Foi colunista do jornal Zero Hora por oito anos, além de ter sido autora do livro “Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro” do Ibravin. Responsável pela pesquisa histórica dos 100 anos do “Champagne do Brasil”, atuou como consultora na revitalização da garibaldense Vinícola Peterlongo, além da implantação da Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito.

Realiza tours internacionais de viagens desde 2004, tendo visitado mais de mil vinícolas pelo mundo, além de palestras motivacionais e cursos específicos. É responsável pela marca de vinhos “Villa Matarazzo / Maysa”, do cineasta Jayme Monjardim. A Vinho e Arte encontra-se, desde 2017, no hall do Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre.

 

Embaixadores do Turismo de Garibaldi:

2014 – Mariana Milani

2015 - Marta Rossi

2016 - Glauco Urbim

2017 – Alexandra Aranovich

2018 - Tarcísio Michelon

2019 – Clacir Romagna

2020 - Ivane Fávero e Odete Bettú Lazzari

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários