A contagem regressiva para a 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves já começou. Nesta terça-feira, dia 28, a Secretaria de Cultura e a Biblioteca Pública Castro Alves revelaram a arte de divulgação do maior evento literário do município, que ocorre de 6 a 17 de outubro, na Via del Vino.
Dinâmico, colorido, multifacetado e atento ao slogan “Novos tempos, novas leituras”, o trabalho foi desenvolvido pelos alunos de Bacharelado em Design da Universidade de Caxias do Sul (UCS) Renan Malescyk, Thais Alessi e Gabrielli Batisti, sob a orientação da professora orientadora Aline Fagundes. Eles tiveram como ponto de partida a relevância dos tempos atuais (cenário de pandemia) e redes sociais, em meio aos novos espaços de leitura proporcionados pela internet.
Nesta perspectiva, beberam na fonte da arte urbana, mais precisamente na técnica do "lambe-lambe", na qual o cenário das ruas e pessoas reproduz a ideia de como a leitura ocorre, além de trazer, esteticamente, a profusão de cores, a alegria, a relação entre o livro, a leitura e o leitor. O resultado é composto por 20 peças gráficas e virtuais que representam as diversas formas de leituras em cenários diferentes para compor a identidade visual da Feira e reforçar os objetivos do evento, retratando moradores de Bento Gonçalves em diversos momentos de leitura, interagindo com audiobooks, leitores digitais e o livro impresso.
A bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves, Paula Porto, ressalta que a identidade visual da 36ª Feira do Livro traz um diálogo com as situações, fatos ou momentos que as sociedades passam. "E esse período de pandemia trouxe uma vida cinza, onde diversas pessoas passaram ou estão passando pelas sequelas da pandemia. Com a arte, queremos passar uma mensagem mais alegre e policromática, tendo sempre o livro e a leitura a base para uma amanhã melhor”, afirma.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, destaca a pluralidade da identidade visual. “A arte do nosso maior evento literário nos traz um universo sintonizado com a vida e a relação do livro com a humanidade. Hoje, temos novas configurações determinadas pela pandemia e por novas existências que reivindicam seu direito de voz, de espaço. E o livro é um dispositivo mediador que sempre acompanha essas transformações. Estamos muito felizes em compartilhar com a comunidade a identidade visual que enche nosso olhos, coração e alma de vida e livros”, aponta.
A 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves é realizada através da Lei de Incentivo à Cultura pelas secretarias de Cultura e de Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sesc e 16ª CRE. Conta com o apoio do Curso de Design da Universidade de Caxias do Sul, Hotel Vinocap, Clube Aliança e Via Sul Serviço de Internet. Tem o patrocínio de Corsan, Multimóveis, Politorno Móveis e Secretaria Especial da Cultura.
Mín. 14° Máx. 25°