O fiscal da Associação Rio-grandense de Proteção aos Animais (Arpa), Jorge Acco, registrou, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Bento Gonçalves (DPPA), um caso de crime ambiental no interior de Pinto Bandeira. O flagrante ocorreu no último sábado, dia 25.
Acco foi acionado por um morador da Linha Jacinto para verificar um possível despejo de poluentes no arroio que banha a comunidade. Depois de constatar que, de fato, havia sido derramado um material com odor e coloração escura no curso d'água, fazendo inclusive um levantamento fotográfico e coleta de amostras no local, ele se dirigiu até um laticínio instalado nas proximidades.
Na empresa, foi acompanhado por um funcionário durante a vistoria e verificou que o conteúdo de uma das lagoas de dejetos animais (bovinos) havia sido propositalmente descartado irregularmente no riacho. No boletim registrado na Polícia Civil, Acco aponta que os resíduos não tinham tratamente e que, possivelmente, milhares de litros tenham sido derramados no arroio.
Além das fotos e vídeos, o fiscal também apresentou testemunhas do fato na delegacia.
Mín. 14° Máx. 25°