17°C 24°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Bento-gonçalvense é bronze no Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso

David Maikel Machado conquistou a sua segunda medalha de sua carreira na competição nacional.

27/09/2021 às 19h17 Atualizada em 03/06/2022 às 14h13
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Washington Reis/LightPress/CBLP
Foto: Washington Reis/LightPress/CBLP

Pela segunda vez em sua carreira, o atleta bento-gonçalvense David Maikel Machado, de 29 anos, levou para casa uma medalha do Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso Olímpico. Neste ano, David, que defende a equipe da Sogipa, de Porto Alegre, alcançou o terceiro lugar no pódio, conquistando o bronze na competição nacional, que foi disputada entre os dias 23 e 26 de setembro, na Vila Olímpica Nilton Santos, no Rio de Janeiro-RJ. 

Na prova de arranque, na qual o atleta deve levantar a barra do solo até acima da cabeça em um movimento só, sem apoiá-la em qualquer parte do corpo, David superou sua marca individual. No duelo contra o atleta Leonardo Chiarelli que, assim como o bento-gonçalvense, também defende a Federação Esportiva de Levantamento de Peso do Rio Grande do Sul (FELP-RS), David conseguiu levantar 131 kg, seis a mais que o adversário, na terceira tentativa. No total, ele levantou 119 kg, 125 kg e 131 kg. 

Já no arremesso, cuja prova é executada em duas partes: na primeira, o atleta ergue a barra até a altura dos ombros, por cima do peito. Depois, ele se alinha novamente e completa o movimento utilizando a força dos braços e das pernas para erguer a barra até acima da cabeça, David ergueu 145 kg. O seu adversário tentou levantar 152 kg, mas sem sucesso. Posteriormente, os atletas Roger Almeida-SP (ouro) e Rafael Soares-AM (prata) foram os únicos que ultrapassaram o atleta de Bento, que subiu no pódio para receber o bronze. 

Esse é o primeiro pódio em categoria olímpica de David. “Estou extasiado com outro pódio, o meu segundo. Esse é meu primeiro pódio em categoria olímpica, o que me credencia a pleitear a bolsa atleta do Governo Federal, que por sua vez contribuirá demais para darmos continuidade ao nosso projeto no Estádio da Montanha, onde buscamos fomentar a modalidade gratuitamente com crianças a partir dos 12 anos”, destaca David. 

Em três participações no Campeonato Brasileiro, essa é a segunda medalha obtida pelo bento-gonçalvense, o qual já havia sido prata em 2019, no Paraná, na categoria 89 kg. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários