No segundo Mundial De Menores de sua carreira, a padelista bento-gonçalvense Giulia Perusso Bettim, de 14 anos, protagonizou grandes atuações e ajudou a Seleção Brasileira Feminina a conquistar o vice-campeonato da competição. A 13ª edição do torneio ocorreu entre os dias 20 e 26, na cidade de Torréon, no México.
A jovem promessa do pádel brasileiro atuou no Mundial ao lado de Isadora Siga, de Santa Vitória do Palmar, foi uma das protagonistas da campanha do Brasil no XIII Mundial de Menores. Assim como no primeiro Mundial de sua carreira, disputado em 2019, na Espanha, Giulia novamente defendeu o Brasil pela categoria sub-14. Também estiveram na disputa as categorias sub-16 e sub-18.
Pelo torneio de Nações, Giulia e Isa estrearam com vitória sobre a dupla Alarcon e Alvarez, dos Estados Unidos, por 2 a 0, com parciais de 6x0 e 6x1. Ainda na primeira fase, a bento-gonçalvense superou a dupla da Lituânia também por 2 a 0, com parciais de 6x0 e 6x2. Com os resultados, o Brasil avançou à semifinal.
Valendo vaga à decisão, o Brasil encarou a equipe do México, time mandante do torneio Mundial. Em mais uma grande atuação, Giulia e Isa venceram Anabela Salas e Ximena Muñoz por 2 a 0, com parciais de 6x2 e 6x4 e conquistaram a vaga à final.
Na decisão pelo título, o Brasil fez o clássico contra a rival Argentina. Giulia e Isa encararam a dupla Francesca Floriani e Pia Agostina Gostelli, campeãs do torneio Open. As atletas protagonizaram um embate bastante equilibrado dentro de quadra. A dupla do Brasil começou melhor e chegou a abrir 3 a 0 no primeiro set, mas as argentinas se recuperaram, vencendo por 6x4.
No set seguinte, o Brasil voltou ao jogo e se recuperou. A dupla não se deu por vencida e buscaram a vitória no segundo set pelo acirrado placar de 7x5, levando a decisão para o tie-break. No set derradeiro, em mais uma disputa equilibrada, as argentinas conquistaram a vitória no detalhe por 6x4. A Argentina venceu os outros dois confrontos nas categorias sub-16 e sub-18 e conquistou o título.
Apesar da derrota, o vice conquistado no Mundial foi muito comemorado pelas atletas da Seleção Brasileira, as quais fizeram história ao chegar em uma final da principal competição de base da modalidade no mundo. A seleção masculina terminou na 5ª colocação.
Além do torneio de Nações, a bento-gonçalvense disputou o torneio Open. Nas oitavas de final, Giulia e Isa derrotaram a dupla Isabella Gonzalez e Julieta Alvarez, do México, por 2 a 0, com parciais de 6x2 e 6x3. Nas quartas de final, as gaúchas derrotaram Anabela Salas e Mariana Martinez por 2 a 0, com parciais de 6x1 e 6x0. Na semifinal, diante das argentinas Floriani e Gostelli, a dupla brasileira foi superada por 2x1, com parciais 7x5, 3x6 e 4x6.
Nos dias 1, 2 e 3 de outubro, Giulia vai disputar a seletiva para o Panamericano de 2021, na categoria adulto. A bento-gonçalvense vai em busca de uma vaga na Seleção Brasileira para defender o país na terceira categoria da competição continental.
Campanha do Brasil no Mundial de Menores Feminino:
1ª fase:
Brasil 3 x 0 Estados Unidos
Giulia e Isa 2 x 0 Alarcon e Alvarez - 6x0 e 6x1
Brasil 3 x 0 Lituânia
Giulia e Isa 2 x 0 Vingyte e Vasilavskaite – 6x0 e 6x2
Semifinal:
Brasil 3 x 0 México
Giulia e Isa 2 x 0 Salas e Muñoz – 6x2 e 6x0
FINAL:
Brasil 0 x 3 Argentina
Giulia e Isa 1 x 2 Gostelli e Floriani – 4x6, 7x5 e 4x6
Mín. 17° Máx. 24°