O futmesa conquistou o coração, sobretudo, daqueles que são apaixonados pelo futebol. Logo que surgiu, ganhou uma legião de praticantes de todas as idades e é sucesso entre atletas de grandes clubes do futebol profissional. O esporte, que mistura futebol e tênis de mesa, alcançou tamanha proporção que passou a contar com competições oficiais, dentre elas o Campeonato Brasileiro de Futmesa que, em 2021, vai contar com a participação de uma dupla de Bento Gonçalves na disputa da competição.
A bento-gonçalvense Enatiele Borges Di Domenico, de 25 anos, e Danielly Riffel, conhecida popularmente como Kinho, de 27 anos, natural de Uruguaiana, mas que reside em Bento, conquistaram uma vaga através do ranking da Federação Gaúcha de Futmesa para representar o Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro, que ocorre nos dias 30 e 31 de outubro, em Lauro de Freitas, na Bahia.
Amantes do futsal, as atletas, ao praticarem o futmesa na EBD Combate, cujo centro de treinamento é administrado pela dupla, ganharam cada vez mais apreço ao esporte. “Sempre fomos amantes do futsal e o sonho de criança sempre foi ser jogadora. Jogávamos seguido futmesa, mas começamos na modalidade através de resenhas para nos divertir e nada mais. Com o passar do tempo fomos nos empolgando e pegando o gosto pelo esporte”, afirma Enatiele.
No início, a prática do futmesa era por diversão, mas ao longo do tempo o gosto pelo esporte ganhou dimensões competitivas para as atletas de Bento. “No início nos juntávamos para brincar e fazer resenha com o nosso time de futsal. Pegamos o gosto e participamos do Campeonato Gaúcho no início do ano, em Porto Alegre. Através desse campeonato veio o convite para participar do Campeonato Brasileiro”, ressalta Danielly.
A dupla de Bento Gonçalves será a única a representar o Rio Grande do Sul no naipe feminino na competição nacional. “O sentimento é de muito orgulho e alegria. Ficamos felizes demais com a convocação. Vamos fazer o possível e o impossível para representar bem nosso Estado e a nossa cidade”, relata Enatiele. “A expectativa é grande e a ansiedade está tomando conta. Ficamos felizes por estarmos no cenário nacional e vamos fazer de tudo para deixar nosso Estado em uma boa colocação. Sabemos das dificuldades, mas não vamos deixar de lutar para que esse esporte cresça cada vez mais”, complementa Danielly.
Dupla organiza rifa para auxiliar nas despesas para a disputa do Brasileiro de Futmesa
Para concretizar o sonho de representar o Estado na competição nacional, as atletas Enatiele e Danielly promovem a venda de uma rifa, cujo valor arrecadado será utilizado para custear a viagem para a Bahia. “Desde já pedimos a ajuda de todos comprando as rifas ou até mesmo quem quiser nos patrocinar para podermos disputar essa competição. Toda ajuda é bem-vinda e fará uma diferença enorme para nós”, convida Enatiele.
Os talões da rifa podem ser obtidos através das atletas ou na sede da EBD Combate. Além disso, podem ser adquiridos via PIX, pela chave 55999932531, em nome de Danielly Riffel. O sorteio ocorre no dia 15 de outubro e o prêmio será uma cesta de café completa.
Mín. 17° Máx. 24°