O Estádio Alcides Santarosa, palco de grandes feitos do extinto Guarany de Garibaldi, e por onde pisaram treinadores que posteriormente se tornariam grandes nomes do futebol nacional, como Tite, atual técnico da Seleção Brasileira, e Felipão, voltou a receber jogos de uma competição profissional após quatro anos. A Associação Garibaldi de Esportes (AGE) almeja fazer desta retomada um motivo para aproximar o clube da comunidade com o objetivo de crescer cada vez mais no cenário do futebol gaúcho.
E o primeiro passo foi dado nesta quinta-feira (16): a equipe garibaldense estreou na Copa FGF com vitória sobre o Sapucaiense por 2 a 1, em jogo que marcou também o reencontro do torcedor com a AGE. O triunfo dos comandados do técnico Rodrigo Santos foi muito comemorado pelos atletas e pelos torcedores que se fizeram presentes em bom número nas dependências do estádio.
O confronto foi especial para o time de Garibaldi, mas também para alguns atletas da equipe. O goleiro garibaldense Assis Giovanaz, de 31 anos, que trilhou praticamente toda a sua carreira até então no futebol português, com passagens por clubes da primeira divisão portuguesa, voltou a sua cidade natal para vestir a camisa da AGE após mais de um ano sem atuar dentro das quatro linhas.
“Garibaldi é uma cidade que ama o futebol. Essa cidade estava sentindo falta desse ambiente e hoje foi um jogo espetacular para esse retorno. Eu, como garibaldense, é um orgulho, é uma responsabilidade e é um prazer enorme defender essas cores”, salienta o goleiro da AGE.
Assis afirma também que o grupo de atletas abraçou o projeto da retomada do futebol profissional no Garibaldi e espera alcançar bons resultados defendendo a equipe. “Hoje foi um jogo sofrido, no qual, no primeiro tempo, soubemos jogar, colocamos um futebol de qualidade, que treinamos semanalmente. No segundo tempo foi o espírito daquilo que é essa cidade, do que são os garibaldenses, um povo que sofre, que luta, que não desiste, e foi o que demonstramos em campo. Os jogadores abraçaram e estão empenhados nesse projeto”, pondera.
Estreia do treinador da AGE no profissional
Além do retorno do Garibaldi ao cenário do futebol profissional, a partida também marcou o primeiro confronto do técnico Rodrigo Santos sob o comando de uma equipe profissional em sua carreira. O treinador, que possui em seu currículo 18 anos à frente da base do São José, iniciou sua trajetória como técnico com uma vitória.
“Foi um momento único e iniciar vencendo é mais importante ainda. Fizemos um excelente primeiro tempo. No segundo sabíamos que os meninos sentiriam bastante, pois fizemos poucos amistosos. Sabíamos que sofreríamos e falei para os jogadores que temos que saber sofre, pois vamos pegar times grandes. Estou feliz pelo jogo em si, primeiro pela qualidade e depois pela garra”, explica.
O treinador fez questão de mencionar que, na AGE, saiu nada mais, nada menos que o atual técnico da Seleção Brasileira. A partir desta arrancada com uma vitória importante em casa na Copa FGF, Rodrigo salienta que deseja crescer junto com o clube para seguir os mesmos passos que Tite. “Estou muito feliz e muito orgulhoso e posso dizer que trabalho não vai faltar, gana de crescer junto com o clube não vai faltar. Só de saber que o Tite saiu daqui para mim já é um imenso orgulho. Então, quem sabe, saia no futuro o Rodrigo, um treinador também com um baita potencial”, destaca.
Além de Rodrigo, o gerente do clube, Rogério Loss, também fez menção à importância do retorno do torcedor nas arquibancadas para empurrar o time dentro das quatro linhas em busca dos três pontos. “Voltamos e voltamos bem. Importante que vencemos o jogo, mesmo com dificuldade, mas isso nos dá tranquilidade para fazer o segundo jogo. Temos jogadores chegando e já contamos com uma base muito boa. E o mais importante de tudo é o público voltar. Estamos muito felizes em ver, em uma quinta-feira à tarde, bastante gente e assim esperamos crescer cada vez mais. Deixamos sempre nosso agradecimento ao torcedor”, ressalta.
Peças conhecidas no elenco
Antes da parceria com o PRS FC, o Garibaldi tradicionalmente contou com atletas experientes e com uma vasta bagagem no futebol do interior. Um dos exemplos é o meia Lauro, campeão da Copa do Brasil com o Juventude, que finalizou sua carreira dentro de campo na AGE. Neste ano, o grupo de atletas, além de contar com o goleiro Assis, possui jogadores experientes como o meia Maycon, de 36 anos, campeão da Recopa Sul-Americana de 2007 com o Internacional.
Além do meia, outro jogador que também já passou pela Dupla Grenal é o volante Ânderson Balbino, de 24 anos, o qual atuou na equipe principal do Grêmio em jogos pelo Gauchão entre 2015 e 2018.
Tabela de jogos da AGE na Copa FGF:
O próximo desafio do Garibaldi na competição estadual será diante do Aimoré, que disputou a Série D do Campeonato Brasileiro em 2021 ao lado de Caxias e Esportivo. O confronto ocorre na próxima quarta-feira (22), às 19h15, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.
1º turno:
16/09 - Garibaldi 2 x 1 Sapucaiense
22/09 – Aimoré x Garibaldi – Cristo Rei, São Leopoldo
28/09 – Garibaldi x Novo Hamburgo – Alcides Santarosa, Garibaldi
A definir – Garibaldi x União Harmonia - Alcides Santarosa, Garibaldi
A definir – Cruzeiro x Garibaldi – Arena Cruzeiro
Mín. 17° Máx. 24°