Um fato inusitado e considerado muito raro foi registrado no interior de Farroupilha no início do mês de setembro. Uma ovelha teve uma gestação com cinco filhotes. O fenômeno ocorreu na Cabanha Gandhi, que fica na localidade de Nova Sardenha, e a mãe e seus filhotes passam bem.
Todos na propriedade do médico veterinário Paulo Ricardo Monteiro ficaram surpresos com a novidade. A ovelha, da raça Ile de France, deu a luz à três machos e duas fêmeas. Ao observar a circunferência do animal, o veterinário imaginou que seria um parto múltiplo, mas pensou em no máximo três filhotes. Naquele dia, assim que ele chegou em casa, ela iniciou o trabalho de parto e, por isso, Monteiro acompanhou todo processo, sendo fundamental para garantir que todos sobrevivessem. O parto teve uma duração de cerca de 1h15min. Todos os cordeiros sobreviveram e estão bem. Um deles, no entanto, nasceu muito pequeno e fraco, por isso tem recebido atenção especial.
A mãe dos cordeiros, que é uma ovelha pura (PO), de segunda cria, na primeira gestação teve gêmeos. Agora, para garantir a produção de leite para os filhotes, ela também recebe cuidado especial. É tratada de duas a três vezes ao dia com uma ração peletizada 18% de proteína e alfafa a vontade. Em dias bons ela fica solta em campo nativo.
A fim de conhecer a origem dos pais dos cinco filhotes, Monteiro divulgou as informações técnicas. O nome da fêmea é a Gasparetto 628, sua origem é da Cabanha São Roque de Flores da Cunha. Ela nasceu em 9 de junho de 2018. O carneiro Ile de France é da Cabanha Aggrocasca, localizada em Casca e seu nome é Katu Pitanga IA 741.
Mín. 15° Máx. 18°