O Esportivo empilhou diversas chances de gol durante a partida, sobretudo na etapa inicial., mas não conseguiu balançar as redes. Para o Santo André-SP, no entanto, bastou duas oportunidades para abrir o placar da partida e fazer o gol que deu a vitória para o time paulista por 1 a 0 no jogo de ida da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro, que ocorreu neste sábado (11), no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Com o resultado, o Esportivo terá que necessariamente vencer o “Ramalhão” no jogo de volta, que ocorre no dia 18 de setembro, no Estádio Jardim Inamar, em Diadema-SP. Caso vencer por um gol de diferença, o alviazul leva a decisão para os pênaltis. O vencedor do confronto encara na próxima fase o classificado do duelo entre Ferroviária-SP e Brasiliense-DF.
O jogo:
O Esportivo começou o confronto amplamente superior. Com o domínio da posse de bola, o alviazul empilhou chances para abrir o placar. Aos 10 minutos, Rennan encontrou Potiguar, que avançou na intermediária e finalizou à direita do gol. Pouco depois, Batista recebeu na entrada da grande área, mas chutou por cima.
A primeira oportunidade dos visitantes surgiu apenas aos 15 minutos. Will invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado para a defesa do goleiro Otávio Passos. Aos 25, Matheus Batista recebeu pela direita, avançou e finalizou rasteiro no canto, mas a bola parou na trave direita. No lance seguinte, Gutierrez, de cabeça, desviou para a defesa do goleiro adversário.
Aos 33 minutos, Rennan cruzou, Cafú desviou e a bola sobrou para Batista, que arrematou por cima do gol, raspando o travessão da meta adversária. Após tantas oportunidades desperdiças, o castigo veio à tona. Fazendo valer o ditado “quem não faz, leva”, o Santo André abriu o placar após um chute certeiro de Gian no ângulo direito, sem chances de defesa, 1 a 0.
O Esportivo respondeu na sequência. Aos 40 minutos, Cafú tocou para Gutierrez que, livre dentro da área, finalizou à esquerda do gol, perdendo mais uma chance clara.
Se no primeiro tempo o Esportivo empilhou oportunidades, na etapa derradeira a equipe alviazul teve mais dificuldades para construir jogadas efetivas que resultassem em perigo ao gol adversário. Aos 8 minutos, o Santo André chegou ao ataque com David Ribeiro, obrigando o goleiro alviazul a fazer boa defesa. Na sequência, Eliandro arrematou de longe e Otávio Passos fez a defesa em dois tempos.
A primeira oportunidade clara do Esportivo na segunda etapa surgiu aos 20 minutos. Após cruzamento para a área, Wesley desviou e o zagueiro PV salvou o que seria o gol do alviazul. Aos 32, Matheusinho recebeu de Juninho Tardelli e bateu cruzado, porém à esquerda do gol.
Nos minutos finais, Rennan avançou pela esquerda, limpou do marcador e alçou na área, mas ninguém apareceu para desviar. O Santo André cadenciou o jogo no final da partida para garantir o resultado positivo e a vantagem em busca da classificação à próxima fase.
Ficha da partida:
Esportivo 0 x 1 Santo André-SP - 2ª fase – Jogo de ida
Esportivo: Otávio Passos, Gutierrez, Milanez (Wesley), Rafael Dumas e Rennan; Afonso (Matheusinho), Mateus Norton (Chicão) e Cafú (Léo Ferraz); Potiguar (Juninho Tardelli), Laílson e Matheus Batista – Técnico: Rogério Zimmermann
Santo André-SP: Fabrício Araújo, Eliandro, Léo Gobo, PV e Ruan (Leozão); Dênis Germano (Antônio Hayllan), Glédson e Gian (Bruno); David Ribeiro, Will (Daciel) e Nunes – Técnico: Wilson Júnior
Gol: Gian 38’ 1T (SAN)
Mín. 17° Máx. 24°