17°C 24°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Conheça o Santo André-SP, adversário do Esportivo na segunda fase da Série D

Assim como o alviazul, o time do interior paulista também reformulou o seu elenco para disputa da competição nacional, com a mescla entre jogadores da base e atletas experientes.

08/09/2021 às 14h15 Atualizada em 10/09/2021 às 12h25
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Gabriel Facchin Dotto/ECSA
Foto: Gabriel Facchin Dotto/ECSA

O Esportivo, antes desacreditado, conquistou uma classificação histórica à próxima fase logo em sua primeira participação na Série D do Campeonato Brasileiro. Assim como fez na primeira fase, o alviazul almeja surpreender para chegar o mais longe possível na competição. Para isso, terá que bater o Santo André-SP, o qual será o primeiro desafio da equipe de Bento Gonçalves na fase de mata-mata do campeonato nacional.

O Esporte Clube Santo André foi fundado em 1967 (53 anos) como Santo André Futebol Clube. Em 1975, passou a se chamar Esporte Clube Santo André, cujo nome é utilizado atualmente. Localiza-se na cidade de Santo André, município de aproximadamente 720 mil habitantes da Região do Grande ABC, na Zona Sudeste da Grande São Paulo. 

Em sua história, dentre seus maiores feitos destaca-se a conquista da Copa do Brasil de 2004, quando derrotou na final o Flamengo, no Maracanã. Além da Série D, o Santo André disputa a elite do Campeonato Paulista. É conhecido popularmente como “Ramalhão”, por ter como mascote João Ramalho, aventureiro e explorador português, que teve papel importante na aproximação pacífica entre índios e portugueses, principalmente na chegada de Martin Afonso de Sousa ao Brasil.

Foto: Gabriel Facchin Dotto/ECSA

A temporada 2021

No Campeonato Paulista de 2021, o Santo André brigou contra o rebaixamento. O Ramalhão terminou a competição estadual na 3ª colocação do grupo A com 13 pontos, se salvando do descenso na penúltima rodada. 

De acordo com o repórter Márcio Donizete, da ABC Paulista, o Santo André reformulou, assim como o Esportivo, o seu plantel para a disputa da Série D. “Com pouco dinheiro em caixa, o Ramalhão apostou em jogadores oriundos da base do clube com outros mais experientes, que fizeram participações em equipes de divisões de acesso pelo interior”, explica. 

A situação do Santo André na competição nacional foi semelhante a do Esportivo. No início do campeonato, as expectativas eram modestas, mas a equipe as superou para conquistar a classificação à próxima fase. “Classificar ao mata-mata já superou o que o time e o torcedor esperavam, visto a dificuldade e equilíbrio do Grupo A7. Se não vir o acesso, a meta é chegar o mais longe possível e deixar uma boa impressão na montagem do elenco do Paulistão de 2022”, relata o repórter. 

A equipe paulista terminou a primeira fase na vice-liderança do Grupo A7 com 21 pontos conquistados, somente atrás da Portuguesa-SP. O Ramalhão somou seis vitórias, quatro empates e sofreu cinco derrotas, com 16 gols anotados e 13 sofridos. A chave do Santo André-SP foi composta por Cianorte-PR, Bangu-RJ, Inter de Limeira-SP, Boavista-RJ, São Bento-SP e Madureira-RJ, além da líder Portuguesa-SP. 

O destaque

No ataque, o Santo André conta com o experiente atacante Nunes, de 39 anos, que passou por diversos clubes brasileiros e que está em sua quinta passagem pelo Santo André. O jogador disputou o Campeonato Carioca de 2021 pelo Resende e teve, recentemente, em 2020, o seu melhor desempenho da carreira pelo Gama-DF, onde anotou 20 gols em 28 jogos. Pelo time paulista, Nunes anotou três gols, sendo o artilheiro da equipe na Série D. 

Na última rodada da primeira fase, o time paulista foi escalado em campo com Cléber, Eliandro, Léo Gobo, Pedro Victor e Ruan; Wesley Pereira, Pedrinho e Gian; David Ribeiro, Will e Nunes. 

Atacante Nunes é o artilheiro do Santo André na Série D / Foto: Gabriel Facchin Dotto/ECSA

O treinador

O Santo André é comandado pelo técnico Wilson Júnior, o qual já comandou os três grandes clubes da Região do Grande ABC: São Caetano, São Bernardo e Santo André. Conforme Márcio Donizete, chegou com desconfiança por parte dos torcedores. “Ele foi contratado após um trabalho abaixo da crítica no rival São Caetano. Ainda busca o melhor tom dessa equipe, porém ganhou confiança internamente depois de atingir a classificação ao mata-mata com um elenco modesto, mas batalhador. Já os torcedores e a imprensa local ainda veem que ele pode tirar mais desse grupo de jogadores e ter um trabalho mais regular”, opina. 

Conforme o repórter da ABC Paulista, o time não conseguiu se manter regular no transcorrer na competição nacional. “O desempenho nas partidas é a grande preocupação do torcedor. O Ramalhão não conseguiu regularidade se falarmos de nível de atuação. O time oscilou bastante, alternando boas e más partidas”, analisa. 

Wilson Júnior ganhou confiança da direção após a classificação à fase de mata-matas / Foto: Gabriel Facchin Dotto/ECSA

Nova casa, mas temporária

O Estádio do Santo André, Bruno José Daniel, está interditado por conta da troca do campo para um gramado sintético. Além disso, o local foi utilizado como hospital de campanha durante o auge da pandemia. 

Na temporada 2021, o Ramalhão não jogou nenhuma partida em seu estádio. Durante o Paulistão, os jogos do time paulista foram realizados no Canindé, já na Série D, ocorrem no Estádio Jardim Inamar, em Diadema-SP, o qual será palco do confronto da segunda fase entre Esportivo e Santo André. 

Datas definidas para o confronto

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu, no início da semana, as datas e horários dos confrontos de ida e volta da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. O Esportivo recebe o Santo André neste sábado (11), às 16h, no Estádio Montanha dos Vinhedos. A partida de volta está prevista para o dia 18 de setembro, às 15h, no Jardim Inamar, em Diadema-SP. 

Segunda fase – Série D:

Jogo de ida - 11/09 – 16h – Esportivo x Santo André-SP – Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves-RS

Jogo de volta – 18/09 – 15h – Santo André-SP x Esportivo – Jardim Inamar, Diadema-SP

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários