A Grécia não é um destino de férias apenas para quem pode esbanjar muito dinheiro. "Em comparação com muitos outros países europeus populares entre os viajantes, a Grécia é acessível e é possível ter umas férias sofisticadas sem ter que gastar todas as suas economias", diz Christos Stergiou, especialista em turismo. Ele dá dicas de como conhecer o país gastando menos.
Sob qualquer ângulo que se analise a Grécia, seu povo e sua cultura, o resultado será um superlativo. Banhado por alguns dos mares mais famosos da Europa e da Ásia – Jônico, Mediterrâneo, Mirtóico e Egeu, entre outros –, pontuados por ilhas fantásticas, é um país de belezas naturais quase incontáveis. O deslumbre invade também o continente, onde as montanhas do Peloponeso, as rochas de Meteora e outros cartões-postais completam o pacote, como as badaladas praias de Mykonos. Descubra os vestígios de Péricles e o apogeu da cultura grega em Atenas, as origens dos Jogos Olímpicos em Olímpia e se encante com as cúpulas azuis e paisagens vertiginosas de Santorini. Encontre as pegadas das antigas civilizações que construíram, ao longo de milênios, um patrimônio arquitetônico, filosófico e cultural cujo valor não pode ser medido. Para conhecer um pouco dessa história não deixe de passar pela Creta dos minotauros e a Delos dos deuses. E os mesmos gregos que há 3 ou 4 mil anos já falavam em democracia e elaboravam uma rica mitologia são os que hoje recebem com seu notório calor os turistas. Para isso não deixe de mergulhar também na apetitosa culinária da península e suas ilhas, que vai da clássica salada horiatiki a incríveis pratos com frutos do mar. Isso tudo é claro arrematado com o azeite de veneráveis oliveiras, o vinho de Baco e um bom cálice do destilado ouzo para brindar.
Veja dicas de como economizar em uma viagem para a Grécia :
1. Invista em novos destinos
Salte Mykonos, Santorini, Atenas e outros pontos turísticos do país são caros e superlotados. Em vez de escolher estes lugares, opte por destinos menos conhecidos e mais acessíveis do país, como as ilhas de Paros e Naxos ou uma cidade como Tessalónica. Nestes destinos menos populares, você gastará menos com hospedagem, alimentação, atividades e passeios. "Você economiza muito dinheiro e também conhece o país de maneira mais genuína, porque você estará cercado principalmente por gregos", diz Stergiou.
2. Escolha as acomodações com atenção
Hospedagem em quartos individuais de hotel podem aumentar muito o custo da viagem. Se você estiver viajando com um grupo de seis ou mais pessoas, hospedar-se em uma vila em uma das ilhas gregas pode ser muito mais econômico, e elas contam com uma equipe de segurança. Se mesmo assim você decidir ficar em um hotel, Stergiou recomenda procurar por propriedades menores. Além disso, ele dá a dica de fazer a reserva de seis a oito meses antes de sua viagem porque muitas propriedades gregas oferecem descontos de reserva antecipada.
3. Limite os destinos
Minimizar a quantidade de lugares que você visita representa economia, já que os custos das balsas para as ilhas e as passagens aéreas internas encarecem a todo momento. Foque no que você deseja realmente conhecer e planeje bem seu roteiro de viagem.
4. Não faça tantos passeios
Você não precisa fazer uma programação infinita de passeios e excursões para uma ter uma viagem agradável - a maioria dos passeios é cara e não necessariamente enriquecerá sua viagem. Stergiou aconselha escolher as experiências com base em seus interesses pessoais. Os amantes da história, por exemplo, podem considerar um passeio em um importante local ou museu histórico, enquanto os amantes da água podem querer fazer uma viagem de vela.
5. Escolha a época certa
Julho e agosto são os primeiros meses turísticos da Grécia e também a época em que os preços de hotéis e passeios estão mais caros. Entre abril e meados de junho e de setembro a novembro os preços caem até pela metade. "Você evitará as multidões e seu dinheiro irá render muito mais", afirma Stergiou.
Mín. 15° Máx. 18°