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Honda lança trail compacta XRE 190

Novo modelo preenche lacuna que existia entre a Bros 160 e a XRE 300

15/12/2018 às 21h01 Atualizada em 15/12/2019 às 17h29
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
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Divulgação
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A Honda acaba de preencher uma lacuna existente em sua linha de trails compactas: a nova XRE 190 chega para ocupar o gap que havia entre a Bros 160 e a XRE 300, tanto em performance quanto em preço. A novidade estreia nas lojas já nesta sexta-feira (6) por R$ 13.300 em versão única com freios ABS (só na dianteira). As cores oferecidas serão vermelho, preto e verde, todas perolizadas.

Segundo a marca, a trail intermediária parte de uma base totalmente nova, com chassi de berço semi-duplo e traz um motor também inédito: monocilíndrico refrigerado a ar, de 184,4 cc, injetado, que gera até 16,4 cv e 1,66 kgfm de torque quando abastecido com etanol – sua injeção é flex. A transmissão tem cinco marchas.

Pesando apenas 127 kg e com tanque de 13 litros, a nova XRE 190 emprega suspensões convencionais (garfo telescópico na dianteira, com 180 mm de curso e monoamortecida na traseira com 150 mm de curso) e oferece 241 mm de altura livre do solo, com banco a 836 mm do chão. Novidade fica por conta dos freios a disco nas duas rodas (240/220 mm) com sistema ABS na dianteira – que a Honda garante já resolver a maioria dos problemas de frenagem, mesmo em pisos sujos.  Por fim, a trail vem com rodas aro 19? na frente (pneus 90/90) e 17? atrás (pneus 100/90).


Em termos visuais, a XRE 190 se destaca da irmã maior pela dianteira exclusiva, com faróis, carenagem e para-lamas projetados exclusivamente para ela, enquanto a traseira lembra muito a 300, exceto pela lanterna. Como nos últimos lançamentos da marca, o painel é totalmente digital, incluindo desta vez um útil medidor de consumo médio.

Avaliada num breve circuito pela Fazenda Tuiuti, a trail agradou pelo comportamento seguro do chassi, bastante rígido, e pela tocada ágil – sobra conjunto para o motor, ainda que o desempenho seja sensivelmente melhor que o da Bros 160, se tornando uma opção bastante interessante para quem deseja um pouco mais de motor no uso urbano e em estradinhas de terra. Já os freios com ABS de um canal na frente também se revelaram eficientes mesmo nas frenagens mais fortes – com pouca tendência de travar a traseira.

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