Desacreditado, por muitos, no início do campeonato, e agora classificado: o Esportivo escreveu mais um capítulo histórico em seus 102 anos de trajetória. Com uma goleada sobre o lanterna Rio Branco-PR pelo placar de 4 a 1, o alviazul conquistou a classificação à segunda fase logo em sua primeira participação na Série D do Campeonato Brasileiro.
Apesar da goleada, a classificação foi conquistada de forma emocionante. Isso porque o Esportivo chegou a estar eliminado da Série até os 47 minutos, por conta do empate no jogo entre Caxias e Juventus-SC em 1 a 1. Porém, com dois gols nos minutos finais de partida, o alviazul de Bento Gonçalves carimbou a sua vaga aos mata-matas.
O time do técnico Rogério Zimmermann finalizou a primeira fase da competição nacional em 3º lugar do grupo A8, ultrapassando o rival Caxias e o Juventus-SC na última rodada para garantir a sua vaga nos mata-matas. Na próxima fase, o Esportivo vai enfrentar a equipe do Santo André, vice-líder do grupo A7.
O jogo:
O Esportivo encontrou dificuldades nos primeiros minutos para quebrar o sistema defensivo adversário. No entanto, aos poucos, o alviazul foi controlando as ações da partida e pressionando os visitantes em busca do primeiro gol.
Após empilhar chances desperdiçadas, o Esportivo abriu o placar. Aos 35 minutos, Laílson fez boa jogada individual pela direita e alçou a bola na medida para Léo Ferraz, de cabeça, desviar e balançar as redes, 1 a 0 para o Esportivo no primeiro tempo.
Na etapa derradeira, o Esportivo manteve uma postura agressiva, criando boas oportunidades para ampliar a vantagem e sem sofrer perigo no setor defensivo. Porém, aos 15 minutos, em falha do goleiro Otávio Passos, Gotinha empatou o jogo para o Rio Branco-PR, 1 a 1. A igualdade no marcador, no entanto, pouco durou. Quatro minutos depois, Laílson recebeu bom passe de Cafú e finalizou na saída do goleiro para colocar o alviazul novamente na frente do placar, 2 a 1.
Nos minutos finais, o Esportivo estava sendo eliminado com o gol de empate do Juventus-SC contra o Caxias em 1 a 1, no Estádio Centenário, quando Juninho Tardelli arrematou com precisão na grande área para aumentar o placar da partida. No lance seguinte de ataque, Paulinho encontrou Matheusinho livre, o qual chutou no canto do goleiro para aumentar o placar e decretar a vitória e a classificação à próxima fase: 4 a 1 para o Esportivo.
O Esportivo encerrou a primeira fase com 18 pontos conquistados, com quatro vitórias, 6 empates e 4 derrotas. O alviazul terminou igualado com o Caxias em praticamente todos os critérios, e ficou na frente do rival na tabela de classificação pelo número de cartões amarelos. Na próxima fase, o time do técnico Rogério Zimmermann encara o Santo André-SP, com o jogo de ida marcado para o próximo final de semana, no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Ficha da partida:
Esportivo 4 x 1 Rio Branco-PR
Esportivo: Otávio Passos; Gutierrez, Rafael Dumas (Wesley), Rodrigo Milanez; Rennan; Afonso, Norton, Cafú (Tardelli); Lailson (Paulinho), Leo Ferraz (Dionata) e Peixoto(Matheusinho) – Técnico: Rogério Zimmermann
Rio Branco-PR: Juninho, Léo Simas, Renato, Lacerda e Pedro Botelho; Lucão, Castanha e Gotinha; Thiago Brito, Gustavinho e Douglas – Técnico: Victor Hugo
Gols: Léo Ferraz 36’ 1T (ESP), Gotinha 15’ 2T (RIO), Laílson 18’ 2T (ESP), Juninho Tardelli 46’ 2T (ESP) e Matheusinho 49’ 2T (ESP).
14ª rodada:
Joinville-SC 3 x 1 Cascavel-PR
Esportivo 4 x 1 Rio Branco-PR
Caxias 1 x 1 Juventus-SC
Marcílio Dias-SC 3 x 2 Aimoré
Segunda fase:
Esportivo x Santo André
Mín. 17° Máx. 24°