Após 13 rodadas, o Esportivo, que encarou dificuldades durante a Série D do Campeonato Brasileiro, por conta da formação do grupo de atletas praticamente no decorrer da competição, chega na última rodada com plenas chances de garantir uma vaga à próxima fase. O pessimismo que antes pairava sob o clube deu lugar ao otimismo na busca por mais um feito inédito e histórico na trajetória do alviazul: a classificação aos mata-matas logo em sua primeira participação no quarto escalão do futebol nacional.
Conforme o técnico alviazul, Rogério Zimmermann, a humildade, o esforço e o trabalho que levaram o Esportivo a brigar por uma vaga à próxima fase na última rodada serão postos em prática no confronto decisivo diante do lanterna e já eliminado Rio Branco-PR.
“Tivemos a sensibilidade de perceber que só com muito trabalho, com muito esforço nós poderíamos chegar na última rodada com chances de classificação. E essa humildade, esse esforço e esse trabalho temos que levar para a última rodada contra o Rio branco-PR sabendo que também nós vamos usar muito isso para termos possibilidade de avançar de fase”, explica o treinador.
Apesar das dificuldades enfrentadas e do poderio de investimento inferior em relação à maioria dos clubes do grupo, o Esportivo surpreendeu, sobretudo no segundo turno, com direito à vitória em Clássico da Polenta diante do Caxias, em pleno Estádio Centenário. “Estamos na última rodada e com chances, o que é fundamental. Na largada da competição, muitos não acreditavam que estaríamos almejando essa classificação”, exaltou.
Preocupação com desfalques:
O Esportivo terá desfalques importantes para o confronto. Além do volante e capitão Chicão, que foi expulso na rodada, passada, os atacantes Potiguar e o artilheiro Matheus Batista também não estarão à disposição para o técnico Zimmermann. “Preocupam, porque evidente que nós jogamos várias partidas e a equipe não estava completa com todos os jogadores à disposição. Vamos encontrar jogadores que vão começar jogando e manter o nível, só que evidente que você começa a perder um pouco de opções para trocas”, explica Zimmermann.
De acordo com o técnico, a maior preocupação não é a perda de qualidade, mas sim a perda de reposições no banco. “Os que vão começar jogando normalmente são os que entravam no decorrer da partida. Mas isso não quer dizer que a gente não vai ter qualidade no banco, nós vamos ter também, só que quando você perde dois, três jogadores, você perde jogadores com características diferentes. Quando você tem todo o grupo à disposição, você tem todas as características e, desta forma, conforme a partida, você coloca um ou outro jogador. Mas isso aconteceu em outras partidas, sempre o jogador que entrou tem colaborado”, ressalta.
Confira as possíveis escalações e o que o Esportivo precisa para se classificar
Serviço de jogo:
Esportivo x Rio Branco-PR – ÚLTIMA RODADA
Data e horário: 04/09 – 15h
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos
Arbitragem – Árbitro: André Rodrigo Rocha-TO; Auxiliares: Gustavo Marin Schier-RS e Fábulo Oliveira Diniz; 4º Árbitro: Lucas Horn
14ª rodada – Grupo A8 - Série D
Joinville-SC x Cascavel-PR
Esportivo x Rio Branco-PR
Marcílio Dias-SC x Aimoré
Caxias x Juventus-SC
Mín. 17° Máx. 24°