De olho na classificação, o Esportivo entra em campo neste sábado (04), para encarar o lanterna e já eliminado Rio Branco-PR, às 15h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, pela rodada derradeira da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. O alviazul necessita exclusivamente de uma vitória para buscar a classificação à próxima fase da competição nacional.
Com a derrota na rodada passada para o Juventus-SC por 1 a 0, em Jaraguá do Sul-SC, o Esportivo deixou o G4, ocupando a 5ª colocação com 15 pontos conquistados, dois a menos que o rival Caxias e o próprio Juventus-SC.
Para garantir uma vaga à próxima fase, o alviazul precisa vencer o Rio Branco-PR e torcer para que saia um vencedor no jogo entre Caxias e Juventus-SC, desta forma o Esportivo passaria em número de pontos o perdedor da partida entre o seu rival e o time catarinense.
Caso Caxias e Juventus-SC empatarem, o Esportivo terá que vencer do lanterna por dois gols de diferença, contanto que, no outro confronto, as equipes não fiquem no empate em 2 a 2. Caso isso acontecer, o alviazul terá que necessariamente vencer por três gols de diferença, ou pelo placar de 3 a 1. Além disso, o Marcílio Dias não pode fazer saldo maior que o Esportivo, o que é uma tarefa bastante improvável, uma vez que o time de Itajaí possui saldo cinco negativos (-5), enquanto que o alviazul está com – 1 de saldo.
O Rio Branco-PR é o lanterna da chave com apenas 7 pontos conquistados. O time de Paranaguá-PR, que já está eliminado, somou apenas uma vitória, sobre o Aimoré, e conquistou apenas um ponto fora de casa até então na competição nacional. No primeiro turno, jogando fora de casa, o Esportivo arrancou um empate em 0 a 0 contra o time paranaense, na primeira rodada da Série D.
Esportivo não terá o artilheiro Batista para o confronto
Para o confronto derradeiro da primeira fase, o técnico Rogério Zimmermann terá desfalques importantes. O volante e capitão Chicão, expulso na rodada passada, e os atacantes Potiguar e o artilheiro Matheus Batista estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo.
Desta forma, o técnico alviazul deverá colocar no setor ofensivo o atacante Peixoto e o centroavante Léo Ferraz. Caso isso acontecer, o Esportivo teria somente um atacante no banco de reservas, mas Zimmermann deverá incluir alguns atletas da equipe da categoria sub-20, a exemplo do centroavante Dionata Piolho, que está emprestado pelo São Luiz, o qual foi inscrito no BID nesta semana junto com o zagueiro Éric Costa. Também podem pintar no banco, ao lado do atacante Paulinho, os atletas do time sub-20 Cláudio e Luiz Fernando.
O Esportivo deve entrar em campo para enfrentar o lanterna com Otávio Passos, Gutierrez, Milanez, Rafael Dumas e Rennan; Mateus Norton, Afonso e Cafú; Peixolo, Laílson e Léo Ferraz.
O já eliminado Rio Branco-PR também terá desfalques. A equipe paranaense não terá à disposição o goleiro Lucas Macanhan, o, o zagueiro Jacy Maranhão, o meia Gabriel Honório e o atacante Demethryus, os quais se despediram do clube depois da derrota para o Caxias por 2 a 1 na rodada passada.
Com isso, o Rio Branco-PR deve vir a campo com Aparecido, Léo Simas, Renato Oliveira, Guilherme Lacerda e Lucão. Pedro Botelho, Thiago Brito e Castanha; Douglas, Gotinha e Gustavinho.
Serviço de jogo:
Esportivo x Rio Branco-PR – ÚLTIMA RODADA
Data e horário: 04/09 – 15h
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos
Arbitragem – Árbitro: André Rodrigo Rocha-TO; Auxiliares: Gustavo Marin Schier-RS e Fábulo Oliveira Diniz; 4º Árbitro: Lucas Horn
14ª rodada – Grupo A8 - Série D
Joinville-SC x Cascavel-PR
Esportivo x Rio Branco-PR
Marcílio Dias-SC x Aimoré
Caxias x Juventus-SC
Mín. 17° Máx. 24°