13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Projeto Mano Boxe oportuniza crianças a praticarem a modalidade em Bento Gonçalves

Nos treinamentos, além das técnicas da modalidade, a escola se baseia em valores e princípios para formar não só atletas, mas sobretudo cidadãos.

31/08/2021 às 20h22 Atualizada em 31/08/2021 às 21h38
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Kévin Sganzerla
Foto: Kévin Sganzerla

“Homem-Aranha, Homem-Aranha, sempre bate e nunca apanha” e “braço de ferro, punho de aço, equipe do Mano, que manda no pedaço” são alguns dos cânticos que podem ser ouvidos aos sábados, no quarteirão de onde se localiza a sede da escola Mano Boxe, em Bento Gonçalves. Perfilados e com muita obediência para manter a sincronia, as crianças fazem do boxe a sua diversão, seja dentro da sede ou nas atividades ao ar livre. 

É por meio do boxe olímpico que a academia organiza o seu projeto social para ensinar valores e princípios às crianças com idade a partir dos 5 anos, proporcionando a formação de cidadãos. A escola atende crianças em situação de vulnerabilidade social de forma gratuita no município, oferecendo aos finais de semana um espaço educativo e, ao mesmo tempo, de muita diversão e acolhimento. 

Foto: Kévin Sganzerla

Quando estão nos treinamentos, as crianças se transformam em super-heróis: tem o Homem-Aranha, Homem de Ferro, Arqueiro Verde, Thor, Aquamen, Capitão América, a Docinho, a Florzinha e a Lindinha e muitos outros personagens. Desta forma, força, vontade, coragem e um largo sorriso no rosto não lhes faltam quando o assunto é treino. 

Na escola Mano Boxe, eles aprendem as técnicas básicas da modalidade, com o cuidado de não machucar o colega, fortalecem o espírito esportivo e o trabalho em grupo, sobretudo. As meninas também participam em peso das atividades. Elas, ao incorporarem super-heroínas, se mostram empoderadas nos treinamentos, e não há cansaço ou preguiça que as atingem. Pelo contrário, são as responsáveis por dar muito incentivo à turma. 

Foto: Kévin Sganzerla

De acordo com o treinador da Mano Boxe e organizador do projeto, Carlos Eduardo Leitão, mais conhecido como Mano, o projeto atende de forma gratuita crianças cujas famílias não têm condições de arcar com custos de mensalidade. Além disso, também abre as portas para todos os jovens que querem conhecer e praticar boxe. 

“Neste projeto a gente trabalha com as crianças mais carentes e trabalhamos com eles em cima de valores e princípios. Junto com esse projeto abrimos as portas para todas as classes, para aquelas crianças que tem condição de pagar e querem praticar o esporte. Desta forma, eles podem ver a realidade da nossa cidade, a realidade de vida de cada pequenininho que hoje se encontra aqui”, explica. 

Foto: Kévin Sganzerla

Para muitas crianças, o sábado pela manhã, quando ocorrem os treinamentos, são um refúgio para conviver com outras crianças e se sentir seguro e abraçado. “Vejo que aqui é um escape, um refúgio. Eles se sentem mais amados, mais valorizados, e essa importância na vida deles não tem dinheiro que pague, pois o boxe está transformando o caráter, a vida”, pondera. 

Além disso, há o cuidado quanto à saúde física das crianças. Através do boxe, podem construir uma rotina saudável, tanto na alimentação como na prática de atividades físicas. “Temos por objetivo resgatar essas crianças, não deixar ela, daqui a pouco, chegar num limite de obesidade. Atentamos sobre a importância do esporte como uma fonte para que eles possam seguir com uma saúde bem conservada”, comenta Mano.

Acima de tudo, a escola visa, por meio do boxe, ensinar os valores que estão intrínsecos à modalidade, como o respeito, a dignidade, a coragem e a determinação, além de prezar pela obediência, tudo por meio de regras, muito diálogo e confiança. Além disso, nas aulas, o técnico instiga os jovens atletas a praticarem gentilezas e a auxiliarem os seus pais em casa e a se comportarem na escola. 

Foto: Kévin Sganzerla

“Ensinamos aqui valores que acabamos esquecendo às vezes, de dar um bom dia, boa tarde, boa noite, ‘como é que você está mãe, pai’. Vejo que é legal e o esporte é capaz de aplicar em todo cidadão esses princípios e valores para que eles possam repassar futuramente para seus descendentes e que nunca possamos perder isso”, salienta o treinador. 

Em todos os treinos, no intervalo, é oferecido um lanche pela manhã aos pequenos atletas. A partir daí, as crianças têm um espaço para compartilhar suas histórias, as quais arrancam muitas gargalhadas da turma e dos professores. 

Além do treinador Mano, também auxiliam nos treinamentos os atletas que estão em formação para o alto-rendimento, e que, inclusive, são provenientes do projeto da Mano Boxe. Os treinos acontecem das 8h30 às 10h30, na sede da academia, na Rua Passo Fundo, 161, no bairro Juventude da Enologia. Para participar, basta entrar em contato pelo fone (54) 99919-5619 com Mano, ou comparecer no dia e horário de treinamento do projeto. 

CONFIRA TAMBÉM: Boxe olímpico: mais que um esporte, um transformador de vidas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários