14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Volkswagen anuncia o retorno da Kombi

Com visual moderno e muita tecnologia, marca fará a versão de produção do protótipo I.D. Buzz Concept, 100% elétrica e com motor de 374 cv.

15/12/2018 às 21h01
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
MARCELO DARGELIO
MARCELO DARGELIO

Volkswagen confirmou a volta da icônica Kombi, comercializada durante 63 anos e aposentada em 2013. A van ganhará uma nova geração, agora sob a forma de um veículo elétrico baseado no conceito I.D. Buzz Concept, destaque do Salão de Detroit (EUA) em janeiro deste ano.

O retorno da ‘Velha Senhora’ foi anunciado pelo chefão da matriz da marca alemã, Hebert Diess, em entrevista ao site inglês Auto Express. 

O modelo fará parte da nova linha de híbridos e elétricos que montadora prepara para colocar no mercado entre 2019 e 2022, construídos com a inédita plataforma MEB. Dela também sairá uma releitura do Fusca, que ganhou os primeiros traços com o conceito I.D. Concept, exibido no Salão de Paris em 2016.

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2017/06/22/Automoveis/Imagens/Cortadas/Volkswagen-ID_Buzz_Concept-2017-1600-1f-ID000002-1200x800@GP-Web.jpg

Ao contrário do utilitário do passado, a nova versão da Kombi terá uma proposta mais esportiva. Serão dois motores elétricos, um em cada eixo, que combinados somam 374 cv e são capazes de levar o veículo de zero a 100 km/h em inimagináveis 5 segundos para uma van. A velocidade máxima atinge 160 km/h.

Outro detalhe que impressiona é a autonomia de 434 km, uma marca pouco vista nos carros elétricos de hoje. A recarga das baterias, alojadas sob o assoalho, acontece em apenas 30 minutos. A tração é integral.

I.D. Buzz Concept mostrado em Detroit remete à Kombi já no primeiro olhar. A similaridade está presente, principalmente, nas linhas ‘pão de forma’ (quadradas) do carro e no logotipo redondo estilo ‘focinho’ ao centro da parte frontal.

As medidas são voltadas para o transporte de passageiros com extremo conforto: são 4,9 m de comprimento e 3,3 m de entre-eixos, além de 1,96 m de altura. A condução é autônoma, que dispensa o motorista e busca alcançar um trânsito sem acidentes. O monitoramento se dá por sensores a laser, radares e câmeras.

Para entrar no veículo, nada de maçanetas. Basta passar a mão por debaixo de uma ‘canaleta’ na porta que ela se abre. As laterais são corrediças. Por dentro, o ambiente é clean, com ausências de botões. Tudo é acionado pelo toque das mãos. O volante está ali caso alguém deseje assumir o comando da van, desabilitando o modo autônomo. Escamoteável, ele fica recolhido no painel quando não utilizado.

O banco em frente ao volante gira, permitindo a interação com os demais ocupantes do carro e criando um ambiente de sala de estar com direito a mesinha central. A Kombi do futuro tem ainda faróis e lanternas em led. Na verdade, além das releituras da Kombi e do Fusca, a família I.D. terá outros três modelos, conforme mostra uma imagem (foto acima) vazada na internet e publicada pelo site Groen7.nl. A linha elétrica terá ainda o  ?I.D. Cross ?(um SUV), o I.D. Lounge e o I.D AEROe (ao que parece, um cupê esportivo). 


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários