Apesar das dificuldades por conta da formação do elenco “às pressas” e das limitações financeiras, e de um primeiro turno abaixo do esperado, o Esportivo surpreendeu e chega na última rodada com chances de classificação na Série D de 2021. Ao término da penúltima rodada, o alviazul ficou de fora da zona de classificação, ocupando a 5ª colocação com 15 pontos, dois a menos que o Juventus-SC e o Caxias, que estão no G4 do Grupo A8 da competição.
Com a derrota diante do Juventus-SC por 1 a 0, fora de casa, e com a vitória do Caxias, que empurrou o alviazul para fora do G4, o Esportivo não dependerá somente de si para buscar a classificação à próxima fase do campeonato. No entanto, as chances de garantir uma vaga aos mata-matas da Série D ainda são expressivas.
Na rodada derradeira da competição, que ocorre no próximo sábado (04), às 15h, o Esportivo recebe o lanterna e já eliminado Rio Branco-PR precisando necessariamente de um resultado positivo para continuar sonhando com a classificação histórica à próxima fase, logo em sua primeira participação no último escalão do Campeonato Brasileiro.
Confira o que o Esportivo necessita para conquistar uma das duas vagas que ainda estão em aberto para a próxima fase da Série D:
O Esportivo se classifica caso:
Por exemplo: se Caxias e Juventus-SC empatarem em 0 a 0 ou 1 a 1, o Esportivo necessitará vencer o Rio Branco-PR por, no mínimo, dois gols de diferença. Caso Caxias e Juventus-SC ficarem no empate em 2 a 2, o Esportivo necessariamente terá que vencer por três ou mais gols de diferença, ou por 3 a 1.
ÚLTIMA RODADA – SÉRIE D:
Joinville-SC x Cascavel-PR
Esportivo x Rio Branco-PR
Marcílio Dias-SC x Aimoré
Caxias x Juventus-SC
Quatro equipes disputam duas vagas:
Além do Esportivo, o Juventus-SC, Caxias e o Marcílio Dias-SC seguem com plenas chances de classificação à próxima fase. Na última rodada, o time Grená e a equipe de Jaraguá do Sul-SC, que ocupam a terceira e quarta colocação com 17 pontos, se enfrentam em confronto direto no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
O Esportivo e o Marcílio Dias-SC, por sua vez, jogam em casa contra os já eliminados Rio Branco-PR e Aimoré, respectivamente. O Cascavel-PR e o Joinville-SC, que estão invictos na Série D, já garantiram vaga aos mata-matas, e se enfrentam valendo a liderança da chave.
13ª rodada – Grupo A8 – Série D:
Juventus-SC 1 x 0 Esportivo
Cascavel-PR 2 x 0 Marcílio Dias-SC
Aimoré 0 x 0 Joinville-SC
Rio Branco-PR 1 x 2 Caxias
CLASSIFICAÇÃO:
Mín. 17° Máx. 24°